![](https://www.casadosfocas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Vagas-abertas-para-programa-gratuito-de-treinamento-em-jornalismo-local-e-periferico.jpg)
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias abriu as inscrições para uma nova turma de correspondentes. No total, foram abertas 30 vagas para este programa de treinamento em jornalismo local e periférico, das quais 80% destinadas para pessoas negras (pretas e pardas).
Oportunidade para jovens comunicadores
Promovido pelo Clube Mural, área de treinamento e laboratório de jornalismo da Agência Mural, o programa de Correspondentes Locais 2025 tem por objetivo formar uma rede de jornalistas que serão capacitados para incluir suas vozes e histórias nas narrativas de suas comunidades.
De acordo com o diretor de treinamento e dados, Paulo Talarico, este novo programa será primordial para ampliar a cobertura da Mural. “O programa é fundamental para cumprir nossa missão e fazer com que moradores das periferias tenham mais informações de qualidade sobre temas que são cada vez mais cruciais. Além disso, é uma oportunidade para que jovens comunicadores consigam ter um espaço para fazer reportagens sobre o lugar onde vivem e ampliarmos assim a diversidade no jornalismo”, destacou.
Requisitos necessários para participar
Para se inscrever no processo seletivo é necessário ser maior de 18 anos e residir em bairros periféricos de São Paulo (capital) ou das demais cidades da Grande São Paulo. A empresa incentiva a inscrição de jornalistas de municípios da região que são desertos de notícias.
Podem se candidatar estudantes ou formados nas diversas áreas da comunicação, como jornalismo, publicidade e propaganda, design, rádio e TV, social media e fotografia. Também podem participar do processo seletivo profissionais ou estudantes de outras áreas, mas que atuam com comunicação nas periferias e vivem nessas regiões.
Na Grande São Paulo, são 12 cidades nessa condição: Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista, São Lourenço da Serra e Juquitiba (desertos); Itaquaquecetuba, Embu das Artes, Mairiporã, Cajamar, Embu-Guaçu, Biritiba-Mirim, Guararema, Rio Grande da Serra Quase desertos).
Como funcionará este curso?
Durante o curso, os participantes terão treinamentos online com foco no jornalismo local e nas tendências da área, além de produzir reportagens que irão ampliar seus conhecimentos e portfólio profissional.
Ao término do programa, cumpridos todos os requisitos, os participantes que tiverem 75% de participação nas atividades receberão um certificado e poderão fazer parte da rede de correspondentes locais da Agência Mural, aonde seguirão colaborando, publicando reportagens e histórias sobre os territórios onde vivem.
Como se inscrever neste programa de treinamento em jornalismo?
Os interessados em participar deste programa de treinamento em jornalismo local e periférico promovido pela Agência Mural, e que estiverem dentro dos requisitos mencionados acima, poderão se inscrever preenchendo um formulário que pode ser acessado clicando aqui.
As inscrições irão até o dia 28 de fevereiro de 2025 e o resultado final do processo seletivo será divulgado por e-mail no dia 15 de março de 2025. O início das atividades do programa está programado para o dia 16 de março, com previsão de término para o dia 10 de agosto. Confira o edital completo aqui.