![](https://www.casadosfocas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Vaga-de-estagio-em-jornalismo-na-Agencia-Publica.jpg)
A Agência Pública, organização de jornalismo investigativo sem fins lucrativos focada na cobertura de direitos humanos, abriu uma vaga de estágio em sua equipe de produção de podcasts. O estagiário apoiará a produção dos podcasts jornalísticos semanais da empresa, além de contribuir para o desenvolvimento de suas séries.
Requisitos obrigatórios
O candidato deverá estar cursando graduação em Jornalismo, Comunicação Social, Produção Audiovisual ou áreas relacionadas e ter conhecimento básico em edição de áudio (uso de ferramentas como Audacity, Adobe Audition ou similares).
Também é necessário ter habilidade de comunicação escrita e verbal, interesse por jornalismo investigativo e por temas de política e direitos humanos, além de ter capacidade e adaptabilidade para trabalhar em equipe com o cumprimento de prazos rigorosos.
Outros requisitos obrigatórios são o da pessoa ser criativa, organizada, ter curiosidade e interesse para aprender sobre diferentes aspectos da produção de podcasts, além de possuir disponibilidade para estagiar trinta horas semanais. Esta vaga é preferencial para pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.
Terão prioridade os candidatos que demonstrarem ter: experiência prévia com produção de conteúdo em formato de áudio ou podcasts; conhecimento em técnicas de storytelling e narrativa audiovisual; e capacidade de manter uma atitude positiva e bem-humorada, contribuindo para um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo.
Responsabilidades do estagiário
O estagiário contratado para esta vaga na Agência Pública ficará responsável por:
– Auxiliar na pesquisa de temas relevantes e na elaboração de roteiros para os podcasts da Pública;
– Buscar fontes de informação confiáveis, dados, estudos e documentos que possam embasar nossas pautas jornalísticas;
– Auxiliar na produção de entrevistas, locação e acompanhamento de entrevistados;
– Auxiliar na gravação de entrevistas externas e de episódios em estúdio;
– Organizar as entrevistas em áudio, transcrição, pré-roteiros e materiais de pesquisa;
– Auxiliar no acompanhamento de métricas e feedbacks dos ouvintes da Pública;
Benefícios oferecidos
A empresa oferece: uma Bolsa Auxílio (valor não divulgado); Auxílio transporte; Seguro de vida; Plano de saúde (opcional); Descontos em cursos em redes parceiras; e home office às sextas-feiras.
Este trabalho será na modalidade presencial, seis horas diárias, na redação da Pública localizada no bairro da Barra Funda, zona oeste da cidade de São Paulo (SP). Por conta disso, as pessoas candidatas devem morar e estudar na capital paulista.
Como se inscrever?
Os interessados nesta vaga de estágio em jornalismo na Agência Pública, e que atenderem aos requisitos listados acima, terão até as 12h do dia 28 de fevereiro de 2025 para se candidatar preenchendo um formulário que pode ser acessado clicando aqui.
A Agência Pública se compromete a dar um retorno a todas as pessoas inscritas informando se passaram ou não de fase. A seleção será concluída após a realização de entrevistas com os pré-selecionados. O candidato deverá ter disponibilidade para iniciar o estágio a partir de Março de 2025.