Como parte das atividades do período noturno do primeiro dia da IV Semana de Comunicação da FAPSP (SECOM FAPSP 2013), a jornalista Bianca Santana, diretora de Educação do Instituto Educadigital, realizou uma oficina sobre o tema “Novas narrativas na era das tecnologias digitais”.
Bianca, que é formada em Jornalismo pela Cásper Libero, Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2012) e autora do livro “Aprender para Contar” (Editora Hedra), é especialista em pesquisas sobre os usos das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ela é co-autora do livro “Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas” (Casa da Cultura Digital/ Edufba), além de blogueira do Portal Planeta Sustentável, da Editora Abril.
A oficina foi bastante interativa, contando com muitas participações dos alunos. Bianca quis conhecer cada estudante e saber o que o levou a escolher a temática da oficina dela. A jornalista explicou o que seriam as novas narrativas possíveis, graças aos caminhos das redes da Internet e a importância de cada uma dessas redes.
Ela desmistificou o poder das grandes empresas de comunicação, em face das novas possibilidades oferecidas pela tecnologia digital. Segundo Bianca, com a quebra de protocolos, hoje a Internet tem um caminho livre, e nós, usuários, também somos livres para fazer bom uso dela, por meio de vídeos, sites, blogs e redes sociais.
“Hoje, com a Internet, pequenos grupos, sem muito poder aquisitivo, podem fazer algo muito bom e superar a qualidade digital das grandes empresas de comunicação”, destacou.
Bianca também falou sobre a importância da mulher entrar nesse mundo, que ainda é muito masculino.
Ao final da oficina, a jornalista foi aplaudida pelos alunos, que se sentiram motivados pela perspectiva apresentada.
Por Alessandra Küster, aluna do 8º semestre de Jornalismo (período noturno) da FAPSP.
Leia também:
– FAPSP inicia sua IV Semana da Comunicação
– Abertas as inscrições para o programa de treinamento da Folha 2014