Continuamos aqui a série sobre frases de jornalismo (leia a primeira parte clicando aqui). Assim como no artigo anterior, essa seleção que visa inspirar os focas e os futuros estudantes de jornalismo, foi feita através de pesquisa em livros, revistas e inclusive em sites diversos.
Recordo também que essa seleção apresenta afirmações pró e contra a imprensa. É sempre bom conhecer esses pensamentos para refletir sobre o nosso papel dentro da sociedade.
Caso você tenha outras frases interessantes, não deixe de nos enviar (envie para o e-mail [email protected] ou escreva nos comentários desta postagem) para que sejam acrescentadas em futuras postagens por aqui.
***********************************************************************
“Jornalista: uma pessoa sem nenhuma ideia, mas com capacidade de expressá-la.” (Karl Kraus)
Jornalistas alarmados produzem manchetes alarmistas. Fariam sucesso criando peças para o teatro de terror. (Alberto Dines)
“Jornalista escreve para jornalista. Nesta, o público dança.” (Muniz Sodré)
“Jornalismo sensacionalista: pessoas que não sabem escrever entrevistando pessoas que não sabem falar para pessoas que não sabem ler.” (Frank Zappa)
“A curiosidade do jornalista tem de ser a mesma do historiador, e a paciência do historiador, a mesma do jornalista.” (Alberto Dines)
“A qualidade dos textos, a informação precisa e não superficial e, principalmente, uma opinião absolutamente definida e clara em relação aos assuntos, por mais delicados que sejam…, deveria ser a marca de todos os jornais…” (Julio de Mesquita Neto)
“A imprensa é o dever da verdade.” (Rui Barbosa)
“Uma imprensa livre é a condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade.” (Declaração de Chapultepec)
“A maneira de obter a informação afeta seu teor.” (Alberto Dines)
“Toda censura é censurável. Jornalismo independente é aquele que expressa sua opinião livre de qualquer pressão.” (Julio de Mesquita Neto)
“Acredito que nenhum homem ou mulher sensatos creia que a imprensa seja ou deva ser cerceada ou ameaçada. ( … ) A democracia representativa jamais tolerará a supressão de notícias verdadeiras por determinação do governo.” (Franklin Delano Roosevelt)
“Sem cultivar a alma do jornal ou da revista, que é a arte da reportagem – ir fundo ao contar um fato, a imprensa perde seu sentido e vira um armazém de secos e molhados, de pílulas telegráficas e do que se chama de serviço.” (Ricardo Kotscho)
“Tudo na vida passa pela mídia. Até mais importante do que uma Lei da Imprensa é a sociedade participar do debate sobre os meios de comunicação.” (Alberto Dines)
“Imprensa: sutil formadora de mentes e sentimentos, habilidosa destiladora da ideologia dominante e manipuladora da opinião pública.” (B. Calheiros Bomfim)
“Não considero possível represar os abusos da imprensa com leis repressivas. Contra a imprensa não há outro remédio profícuo senão a mesma imprensa.” (Cavour)
Por Emílio Portugal Coutinho.
Leia também:
– Semelhanças entre a Poesia e o Jornalismo
– Os 10 livros indispensáveis para jornalistas
– Jornalistas consagrados aconselham estudantes sobre desafios da profissão