O Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), está promovendo um Concurso Público com vagas para diversas áreas, dentre elas está há uma para jornalista.
O profissional contratado atuará na cidade de São Paulo e terá uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além do salário de R$ 6.625,21 o profissional terá Vale-refeição, Vale-transporte e plano de Saúde. A contratação é em regime de CLT.
Inscrição
Para se inscrever no concurso são exigidos os seguintes requisitos:
– Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Comunicação social com habilitação em Jornalismo ou bacharelado em Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior,reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
– Registro no respectivo órgão de classe ou similar, quando houver;
As inscrições podem ser feitas até às 16h do dia 17 de março de 2017 (sexta-feira) exclusivamente através do site da vunesp, onde o candidato preencherá um formulário e terá acesso ao edital do concurso. Em seguida será emitido um boleto no valor de R$ 90,00 referente a taxa de inscrição. Clique aqui para se inscrever.
Prova
A prova será objetiva e está prevista para acontecer na manhã do dia 30 de abril de 2017, segundo o edital. A confirmação da data será publicada no Diário Oficial da União. O candidato poderá conferir cinco dias antes no site na Vunesp
O conteúdo programático contido na avaliação é dividido em conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os candidatos terão 3 horas e 30 minutos para responderem as questões da avaliação que terá 15 questões de Língua Portuguesa, 10 de Atualidades, 05 de Noções de Informática e 30 de Conhecimentos Específicos.
CONHECIMENTOS GERAIS
Língua Portuguesa
– Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).
– Sinônimos e antônimos.
– Sentido próprio e figurado das palavras.
– Pontuação.
– Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
– Concordância verbal e nominal.
– Regência verbal e nominal.
– Colocação pronominal.
– Crase.
Atualidades
Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 2º semestre de 2016, divulgados na mídia local e/ou nacional.
Noções de Informática
– MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010.
– MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.
– MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.
– MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.
– Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
– Teoria da comunicação.
– A questão da imparcialidade e da objetividade.
– Ética.
– Papel social da comunicação.
– Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias.
– Novas tecnologias e a globalização da informação.
– Massificação versus segmentação dos públicos.
– Interatividade na comunicação.
– História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
– Legislação em comunicação social: Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista.
– Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais.
– Comunicação pública.
– Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
– Propriedade cruzada dos meios de comunicação.
– Princípios gerais da pauta.
– Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release.
– Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida.
– Critérios de seleção, redação e edição.
– Gerar produtos audiovisuais em especialidades criativas, como escrever originais ou roteiros para realização de projetos audiovisuais; adaptar originais de terceiros; redigir, produzir e executar a interpretação de materiais audiovisuais de conteúdo informativo, educativo, de orientação e mobilização social; planejar, orçar e produzir programas para serem gravados ou transmitidos; executar rotinas de criações audiovisuais, incluindo planejamento, seleção e edição de imagens e sons, redação e roteirização de produtos em diferentes suportes, gravações e montagens, entre outras atividades; conceber projetos de criação e produção audiovisual em formatos adequados a sua veiculação nos meios massivos, como rádio e televisão, em formatos de divulgação presencial, como vídeo e gravações sonoras, e em formatos típicos de inserção em sistemas eletrônicos em rede, como CD-ROM’s e outros produtos digitais; trabalhar em equipe com profissionais da área e interagir com áreas vizinhas à criação e divulgação audiovisual, como as novas mídias digitais; elaborar materiais de comunicação pertinentes a sua atividade com linguagem adequada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação, atentando para os diferentes níveis de proficiência dos públicos a que se destinam, entre outras atribuições inerentes à profissão.
Atribuições
Dentre as atividades que o jornalista deverá exercer no cargo estão:
01 – Orientar e fiscalizar pessoas físicas e jurídicas;
02 – verificar o cumprimento da legislação, por pessoas físicas e jurídicas, na realização de atividades ligadas às Ciências Biológicas;
03 – identificar o exercício irregular ou ilegal da profissão;
04 – emitir Termo de Notificação;
05 – lavrar Autos de Infração;
06 – realizar abertura de processos e documentos pertinentes à fiscalização, sob supervisão da Comissão de Fiscalização e Orientação do Exercício Profissional – COFEP;
07 – auxiliar a COFEP nos procedimentos de fiscalização;
08 – coordenar a fiscalização, sob a supervisão da COFEP;
09 – analisar processos e documentos pertinentes à fiscalização;
10 – agir em conjunto com a Tesouraria para a observância da regularidade da quitação de anuidade e demais taxas;
11 – supervisionar as atividades do agente fiscal e/ou auxiliar administrativos;
12 – manter-se atualizado com a legislação profissional e correlata;
13 – realizar palestras em eventos, inerentes às atividades, quando designado pelo Presidente do CRBio-01.
14 – ter disponibilidade para trabalhos externos e viagens intermunicipais e interestaduais por solicitação da coordenação do Departamento de Fiscalização e/ou da Diretoria, conduzindo veículo próprio do CRBio-01 ou não, ou usando outros meios de transporte.
Confira o edital completo clicando aqui.
Por Emílio Portugal Coutinho.