É inegável a necessidade do comunicador moderno saber situar-se bem no âmbito de sua rede de contatos e das influências pessoais que deverá exercer na carreira. Atuando como mediador da relação empresa/produto/consumidor, é por meio de seus contatos profissionais e do seu poder de persuasão que atrairá e manterá clientes e consumidores para que “comprem” suas ideias. Para que exerça influência e seja bem-visto na sua rede de relacionamento, os deveres básicos do comunicador são respeito, sinceridade e desejo. Explico o motivo.
Respeitar o ponto de vista alheio é o mínimo para uma boa convivência em sociedade. Ainda mais para quem atua na área da comunicação, em que lidar com diferentes opiniões, valores éticos e morais e vivências pessoais fazem parte da rotina de trabalho de quem possui uma rede de relacionamento diversificada. Ser compreensivo com as ideias e desejos do outro torna-se mais importante em um mundo cada vez menos respeitoso à opinião alheia.
Uma outra maneira de mostrar-se disposto a estabelecer uma boa comunicação com o interlocutor é ser sincero em sua fala. A sinceridade promove, além do bem-estar pessoal para o emissor, um valor do que é verdadeiro e merece credibilidade por parte do ouvinte. Quando somos sinceros falamos com o coração, e facilmente atraímos a atenção para nossa fala, conduzindo-a docemente aos ouvidos do receptor.
Por fim, o desejo de comunicar-se é fator primordial para uma boa comunicação e manutenção da rede de contatos. Deve-se querer e ter vontade de ouvir as pessoas e o que elas têm a dizer. Todos têm uma experiência para contar que muito pode acrescentar ao foco da mensagem em discussão, como em uma conversa com um cliente, um funcionário ou uma fonte. Ouvir é mais importante do que apenas falar, pois todos querem ser ouvidos e sentir-se importantes, assim como realmente são.
Levando-se em consideração esses aspectos, manter uma boa rede de contatos, fazer novos amigos na área e influenciar pessoas é uma mistura dos elementos acima discutidos. Esses valores são adquiridos por nós ao longo da nossa formação moral, mas que às vezes caem no esquecimento da rotina. Basta uma dose diária de prática para aperfeiçoar o que já está embutido em nós: o prazer de uma comunicação eficaz e influente entre as pessoas a nossa volta.
Por Victor Stok
Perfil do autor
Victor Stok tem 26 anos, é formado em Letras e atualmente estuda Jornalismo em São José do Rio Preto. Durante a primeira graduação estagiou no periódico institucional da universidade e se deleitava ao contar histórias e apurar informações. Eterno sonhador, acredita que o jornalismo de qualidade pode transformar o mundo em que vivemos.