A Escola de Jornalismo da Énois abriu as inscrições para a turma de 2018. Ao todo são 10 vagas (50% delas reservadas para mulheres). Cada participante receberá uma bolsa-auxílio de R$ 500 por mês para transporte e alimentação.
Segundo a Énois, os 10 integrantes da turma de 2018 farão parte de uma “equipe irá aprender, ensinar e, principalmente, experimentar o jornalismo – verdadeiros cientistas do nosso laboratório escola”.
O curso dura 10 meses, iniciando no mês de março e sendo concluído em dezembro. As aulas ocorrerão três vezes por semana (terças, quartas e quintas), das 14h30 às 17h30.Nos outros dias o espaço da Énois estará aberto para produção e encontros entre a turma durante toda a semana.
Dentre as missões da iniciativa estão “repensar, a partir do fazer, o jornalismo e democratizar as pautas e a produção jornalística nos meios de comunicação”.
Os requisitos básicos para os candidatos são:
– ser jovem com idade entre 16 e 21 anos;
– morar preferencialmente nas periferias de São Paulo;
– ser socialmente engajado;
– estudar em escola pública;
– se identificar com o jornalismo;
– ter participado de algum projeto extracurricular;
– ter disponibilidade de, no mínimo, 9 horas semanais;
As inscrições vão até às 18h do dia 15 de janeiro de 2018 e podem ser feitas clicando aqui. Os selecionados serão informados por e-mail sobre as próximas etapas do processo seletivo, que ocorrerá entre os meses de janeiro e fevereiro.
Énois
A Énois foi iniciada em 2009, pelas jornalistas Amanda Rahra e Nina Weingrill, durante o trabalho voluntário que faziam em uma ONG de São Paulo, onde davam uma oficina de comunicação para jovens do Capão Redondo.
Em 2012 foi criada a Énois Escola Livre de Conteúdo Jovem, primeira plataforma online de ensino de jornalismo para jovens de baixa renda. As aulas presenciais já formaram 300 alunas e as aulas virtuais mais de 3.000.
Por Emílio Portugal Coutinho, com informações da Énois.