O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) está promovendo um debate com o seguinte tema: “A realidade da jornalista: direitos e democracia”. O encontro, que é gratuito e aberto ao público, ocorrerá às 19h da próxima segunda-feira, 05 de março de 2018, na na sede da entidade (Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro paulistano).
Segundo divulgado no site do sindicato, o debate abordará “o cotidiano da mulher na redação e os impactos da retirada de direitos do governo Temer na vida das jornalistas”. Além disso, “também serão discutidas questões como os assédios moral e sexual, a diferença salarial entre homens e mulheres, e a dificuldade da participação em editorias consideradas masculinas, como a de esportes e economia”.
Participarão do debate como convidadas as seguintes jornalistas: Marlene Bergamo, diretora do SJSP, fotógrafa da Folhapress e co-autora do livro “Carandiru”; Rita Lisauskas, blogueira do “Ser mãe é padecer na internet”, autora do “Mãe sem manual” e colunista da Rádio Eldorado; e Rosane Borges, pós-doutora em ciências da comunicação, professora da Universidade Estadual de Londrina, articulista da Carta Capital e membro da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP).
Não é necessário se inscrever para participar do evento, mas os organizadores pedem que os interessados confirmem sua presença no evento através da fanpage do sindicato, que pode ser acessada clicando aqui.
Por Emílio Portugal Coutinho, com informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.