InícioListas14 filmes obrigatórios para estudantes de jornalismo

14 filmes obrigatórios para estudantes de jornalismo

Essa semana eu fiz um post nas minhas redes sociais, perguntando às pessoas da área jornalística “Se você pudesse indicar 1 filme para um foca, qual seria?”. Chegamos a uma lista de 14 longas entre filmes e documentários, embora algumas pessoas tenham votado em mais de 1 filme (rs).

Lembrando que a ordem das obras foi definida alfabeticamente, não sendo uma classificação do melhor para o pior ou vice e versa. Se você já assistiu algum desses filmes ou quer assistir e colaborar com uma resenha para o blog, não se acanhe, fique a vontade e clique aqui. Segue a lista, com super-mini-resumos:

1. 12 homens e 1 sentença (1957)

Indicado por Nathan Fernandes

Dirigido por Sidney Lumet, o filme estadunidense 12 Homens e uma Sentença (originalmente 12 angry men) conta a história de 12 homens completamente diferentes, intimados para compor o juri de uma côrte. Todos devem chegar a um consenso quanto ao crime e ao réu, porém alguns querem declará-lo culpado apenas para se livrarem logo da responsabilidade. Um deles, Davis (Henry Fonda), não se convence das provas e decide persuadir os demais a olharem para esse caso sob uma ótica justa, revendo cada argumento e prova apresentada.

2. A montanha dos sete abutres (1951)

Indicado por Vinicius Oliveira

Dirigido por Billy Wilder, o filme americano A montanha dos 7 abutres (Ace in the Hole, traduzido como Ás no buraco), é estrelado por Kirk Douglas. O longa conta a história de um repórter sem escrúpulos que após um fracassso em sua profissão migra para uma cidade do interior. Ele se depara com um acidente, onde algumas pessoas ficaram soterradas em uma mina de carvão e ao invés de ter como prioridade salvar aquelas vidas, ele cria todo um espetáculo para transformar aquele acontecimento em uma grande cobertura sensacionalista.

3. A primeira página (1974)

Indicado por Fernando Moraes

Dirigido por Billy Wilder, o filme americano The Front Page narra a história do reporter Hildy, interpretado por Jack Lemmon, que trabalha no jornal Chicago Examiner. Ao pedir demissão do seu emprego para se casar e começar uma nova carreira, o editor do jornal o envolve para investigar o caso de um homem que está sendo condenado à forca.

4. Cabra marcado para morrer (1984)

Indicado por Vinícius Bopprê

Esse documentário brasileiro, dirigido por Eduardo Coutinho, se originou a partir da história de João Pedro Teixeira, um importante líder das Ligas Camponesas da Paraíba assassinado em 1962 por policiais. Sua morte foi encomendada por alguns latifundiários. O longa retrata a luta dos camponeses no Brasil e as gravações foram interrompidas pelo golpe de 1964, que fez com que a família de Teixeira se dispersasse e vivesse por anos na clandestinidade. Após 17 anos do início das gravações, o diretor reuniu novamente a família e os camponeses e o filme foi lançado em 1984.

5. Cidadão Kane (1941)

Indicado por Ana Flávia Santos

Dirigido e estrelado por Orson Welles, o longa norte-americano Citizen Kane é considerado um dos mais importantes da história do cinema. Ele narra a história de Charles Foster Kane, que era um garoto pobre e se tornou um dos homens mais ricos do mundo. O filme se inicia com sua morte e sua última palavra pronunciada foi Rosebud. Então, o jornalista Jerry Thompson (Willian Allend) é contratado para descobrir a relevância e o significado de tal palavra.

6. Conspiração e Poder (2015)

Indicado por Alan Alexandrino

Adaptado do livro de memórias Truth and Duty de Mary Mapes, o filme Conspiração e Poder, foi dirigido por James Vanderbilt. A trama, baseada em fatos reais, conta a história da produtora da CBS News, Mary Mapes, que investigou o caso do filho de George H. W. Bush que havia utilizado os privilégios de seu pai, na época em que era presidente, para não servir ao exército. Porém, ela acreditava que esse não era um caso único e junto com o repórter Dan Rather se empenharam em denunciar esse esquema.

7. O abutre (2014)

Dirigido e escrito por Dan Gilroy, o filme norte-americano O Abutre (originalmente Nightcrawler, traduzido como repórter da noite), conta a vida de Louis Bloom Lima (Jake Gyllenhaal), que com dificuldades financeiras resolve mergulhar no mundo do jornalismo criminal independente.

8. O mercado de notícias (2014)

Indicado por Vinícius Prates

O documentário brasileiro, dirigido por Jorge Furtado, apresenta entrevistas com 13 importantes repórteres brasileiros, como Mino Carta e Geneton Moraes Neto, falando acerca de icônicos casos do jornalismo brasileiro, como o Escola Base e a Bolinha de papel atirada em José Serra. Atrelado as entrevistas, o documentário traz uma peça tealtral homônima de Ben Jonson que apresenta com ironia uma crítica ácida a como  a informação tem se transformado em mercadoria.

9. O quarto poder (1997)

Indicado por Luiz Lucas

Originalmente Mad City (traduzido como cidade louca), o filme americano O Quarto Poder foi dirigido por Costa Gravas e estrelado por Jhon Travolta. Conta a história do guarda Sam, que perdeu seu emprego no museu e que desesperado para reaver seu trabalho, vai até a ex-chefe armado. Seu plano dá errado ao atirar acidentalmente em um ex-colega e fazer estudantes de reféns. Paralelamente, um repórter interpretado por Dustin Hoffman está registrando tudo esperando que essa cobertura o leve de volta à fama nos noticiários.

10. Repórteres de Guerra (2011)

Indicado por Louise de Villio

Originalmente The Bang Bang Club, o filme americano foi dirigido por Steven Silver. Quatro repórtes fotográficos são enviados para a África para cobrir as primeiras eleições ao final do regime do Apartheid. O longa foi baseado no livro escrito por Greg Marinovich e João Silva, que junto com Kevin Carter e Ken Oosterbroek são os personagens reais da trama.

11. The post – A guerra secreta (2017)

Indicado por Giulia Fantinato, Daniele Amorim, José Alves Trigo

Dirigido pelo consagrado Steven Spielberg  e estrelado por Maryl Streep, The Post – A guerra secreta, fala sobre a história real de dois jornalistas do Washington Post que caem no empasse de publicar ou não os documentos comprovando que o presidente Nixon havia inibido a liberdade de imprensa. O presidente havia processado o The New York Times com base na Lei da Espionagem por publicar uma série de reportagens denunciando a verdadeira atuação dos EUA na Guerra do Vietnã.

12. Todos os homens do presidente (1976)

Indicado por Patrícia Paixão, Márcia Detoni, Daniele Amorim

Originalmente All the President’s men, o filme norte-americano foi dirigido por Alan J. Pakula e é baseado no livro homônimo escrito por Carl Bernstein e Bob Woodward, protagonistas reais da trama. A obra narra a história de dois rivais que trabalham no Washington Post e começam a investigar em 1972 o caso sobre a invasão feita por 5 homens à sede do Partido Democrata. Esse ato dá origem ao escândalo Water Gale que revela uma rede de espionagem e lavagem de dinheiro e cumina na renúncia do presidente Nixon.

13. Spotlight – Segredos Revelados (2015)

Indicado por Vinicius Oliveira (O livro), Giulia Fantinato  e Luiz Lucas

Baseado em fatos reais que primeiramente deram origem ao livro, o filme Spotlight (traduzido como holofote), foi dirigido por Tom McCarthy. O longa estadunidense, conta sobre a investigação feita pela equipe de reportagem do The Boston Globe que denunciou, inicialmente, uma série de abusos sexuais cometidos pelos membros da igreja arquidiocese de Boston, contra crianças.

14. Zodíaco (2007)

Indicado por Camila Oliveira

Dirigido por David Fincher, o longa é estrelado por Jake Gyllenhaal e baseado em fatos reais expostos no livro homônimo de  Robert Graysmith. Ele narra as investigações para encontrar o assassino em série conhecido como Zodíaco que agia na Baia de San Francisco, na Califórnia, em meados de 1960 e 1970.  Além de fazer vítimas ele enviava cartas e códigos à polícia e ao jornal.

Por Amanda Stabile

Perfil da Autora

Amanda Stabile é estudante do quarto semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua como repórter colaborativa no site Ponte Jornalismo é autora do blog Parágrafo C. O site foi criado em setembro de 2017, com a intenção de abordar matérias culturais e comunitárias, além de resenhas e artigos diversos. Siga-nos nas redes sociais @paragrafoc, também aceitamos colaborações e sugestões: [email protected].

- Advertisement -
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
92SeguidoresSeguir
2,595SeguidoresSeguir
117InscritosInscrever
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui