O Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente de 2022, iniciado na última terça-feira, 15, oferecerá gratuitamente, ao longo dos dez dias do evento virtual, uma programação com mesas, diálogos e painéis no qual jornalistas tratarão sobre o futuro da profissão.
O Festival 3i possui cinco objetivos principais: Celebrar o bom jornalismo; Ser um local de encontro das iniciativas (um momento de articulação / networking); Permitir reflexões importantes e troca de experiências próprias do jornalismo independente e sobre desafios do jornalismo em geral; Inspirar novos jornalistas a seguir os nossos passos; e abordar a liberdade de experimentação que essas iniciativas têm.
História do Festival 3i
Realizado desde 2017, o Festival 3i nasceu como uma inciativa de 13 plataformas de jornalismo digital e independentes: ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Congresso em Foco, Énois, JOTA, Marco Zero Conteúdo, Nexo, Nova Escola, Poder360, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.
Neste ano de 2022, o evento passou a ser realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), organização que representa mais de 70 organizações jornalísticas de todo o país e atua em defesa de seus interesses.
Como se inscrever gratuitamente?
As inscrições para o festival, que ficarão abertas durante todos os dias de programação (de 15 a 25 de março), poderão ser feitas diretamente no site do evento, que pode ser acessado clicando aqui. Será disponibilizado certificado aos participantes que se inscreverem.
No total serão 40 horas de programação, transmitidas por completo através do canal do Youtube e Facebook do Festival 3i. Os inscritos poderão acompanhar diretamente de salas exclusivas nas quais poderão interagir diretamente com os convidados. Também serão lançados conteúdos multimídia extras ao longo das duas semanas de evento.
Podcast “Como cobrir”
O festival também estreou um podcast chamado “Como cobrir“, com uma série de episódios com explicações de como cobrir conteúdos sensíveis, como questões relacionadas ao aborto, crise migratória e etc.
De acordo com a organização, “os audioguias são baseados em publicações e manuais atuais produzidos por organizações, institutos e iniciativas de mídia independente, além de dicas de profissionais da imprensa brasileira, considerados referência em determinado tipo de cobertura.”
Cada episódio terá uma duração média de cinco minutos, durante os quais serão oferecidas dicas e orientações de como cobrir temas delicados e evitar a reprodução de desinformação ou estigmatização de grupos sociais vulnerabilizados ou silenciados historicamente.