O Projeto Repórter do Futuro abriu um novo módulo intitulado ‘Correspondentes da Cidadania’. O curso, que é gratuito e possui vagas limitadas, será realizado em formato presencial entre os dias 30 de março e 13 de julho de 2023, sempre às quintas-feiras. Os interessados em participar desta iniciativa terão até o dia 26 de março de 2023 (domingo) para se inscrever.
Este módulo foi especialmente construído visando colaborar com a promoção e o reconhecimento das diversas estruturas, competências e estratégias da política municipal de Direitos Humanos e sua rede de serviços. Além disso, a ação proposta visa colaborar na disseminação de informações sobre a rede de serviços, assim como a cultura dos Direitos Humanos.
Como funcionará este curso?
Em cada um dos encontros haverá uma exposição livre ministrada por um convidado palestrante, seguindo o mesmo estilo das famosas conferências de imprensa. Logo em seguida, serão realizadas entrevistas coletivas, nas quais os participantes farão perguntas dirigidas ao palestrante. E por fim, uma avaliação final onde serão discutidas as possíveis pautas que poderão ser trabalhadas em futuras reportagens.
Durante todo o processo, os participantes poderão contar com uma redação-laboratório, na qual serão divididos em grupos e deverão produzir conteúdos diversos sobre cada encontro. Cada participante atuará em ao menos uma ação/função da redação-laboratório durante o curso, garantindo a experiência para todos e não sobrecarregando ninguém. O prazo de entrega de cada matéria será de até três dias.
Os participantes serão ensinados a desenvolver pautas, produzir reportagens em diversos meios (texto, vídeo, áudio e outras multimídias), que serão igualmente divulgadas e/ou reunidas em uma publicação digital específica (ebook). O projeto oferecerá ainda o acompanhamento individual de cada um dos participantes, garantindo assim a qualidade de suas produções e do trabalho final.
Qual o objetivo deste módulo do Projeto Repórter do Futuro?
O propósito desta iniciativa é o de estimular a colaboração, portanto exige dos participantes comprometimento e responsabilidade com os prazos estabelecidos e com as seguintes tarefas: acesso a leitura da bibliografia básica, estudo prévio dos conteúdos temáticos de cada encontro, empenho e participação na produção e realização do trabalho final e a presença em todos os encontros de formação.
O Projeto Repórter do Futuro é uma realização conjunta da OBORÉ, do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais (IPFD), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Como se inscrever?
Poderão se inscrever nesta iniciativa: estudantes de graduação e recém-formados em Comunicação (Jornalismo, Multimídia, Audiovisual, Educomunicação, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e afins). Terão preferência os que residam ou tenham acesso fácil à cidade de São Paulo.
Ao término do curso, serão oferecidos certificados de participação/conclusão do projeto. Os interessados em participar deste módulo do Projeto ‘Repórter do Futuro’ poderão se inscrever até o dia 26 de março de 2023 (domingo), através do preenchimento de um formulário que pode ser acessado clicando aqui.