O Valor Econômico abriu as inscrições para o Curso Valor de Jornalismo Econômico 2023. Dentre os principais objetivos desta iniciativa, que é totalmente gratuita, estão o de formar e identificar novos talentos do jornalismo econômico em todo o Brasil.
Ao longo das seis semanas do curso, que será presencial na redação do Valor, em São Paulo, os alunos terão aulas técnicas, seguidas de apresentações e treinamentos práticos de como o Valor faz a cobertura de determinados assuntos.
Quais temas serão abordados no curso?
Serão tratados quatro blocos temáticos: macroeconomia; empresas e negócios; finanças e investimentos; e políticas públicas. Os alunos receberão treinamento para desenvolver habilidades técnicas e também aprenderão a partir das experiências dos jornalistas da casa.
Outros temas que serão abordados durante o Curso Valor de Jornalismo Econômico são: jornalismo de dados, SEO, noções de matemática financeira, técnicas de entrevista, oficinas de texto e uma visão do negócio do jornalismo e da mídia na era digital.
Como será o processo seletivo?
O Processo seletivo será dividido em quatro etapas: 1º) validação às cegas de currículos; 2º) teste (remoto) de múltipla escolha de conhecimentos gerais e econômicos, raciocínio lógico e língua portuguesa; 3º) redação (remota); 4º) entrevistas (presenciais e remotas).
O início das aulas está programado para o dia 9 de outubro, com previsão de encerramento para o dia 17 de novembro. Entre os responsáveis por ministrar as aulas estão escalados jornalistas, professores e palestrantes considerados referência em suas áreas de atuação.
Como se inscrever?
Jornalistas formados a partir do início de 2018 ou com expectativa de conclusão do curso em 2023 poderão se inscrever no processo seletivo. No total foram disponibilizadas 25 vagas para o Curso Valor de Jornalismo Econômico 2023.
Os interessados em participar do curso terão até o dia 20 de agosto para se inscrever. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas diretamente no website do curso (cursodejornalismo.valor.com.br), que pode ser acessado clicando aqui.