Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017, foram abertas as inscrições para o 7º Curso Estado de Jornalismo Econômico. Promovido pelo Grupo Estado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), o programa, que é gratuito e ocorre em período integral, será realizado entre os dias 10 de abril a 07 de julho.
O programa de treinamento, que atualmente é considerado o mais completo para jovens repórteres que desejam trabalhar no setor, é voltado para jornalistas formados em 2015 e 2016 ou estudantes de jornalismo com conclusão de curso prevista para julho de 2017.
O currículo do programa foi desenvolvido pela FGV de acordo com as necessidades apontadas por editores do jornal.
Na parte da manhã os participantes terão aulas com professores da FGV e desenvolverão atividades jornalísticas específicas, como entrevistas coletivas realizadas especialmente para os alunos. Já na parte da tarde, os focas passarão por diversas editorias do jornal e da Agência Estado, para aprender na prática como atuar em jornalismo econômico.
Como se inscrever
Os interessados terão até o dia 19 de março para se inscrever na primeira fase da seleção. É necessário cadastrar o currículo no site Vagas, justificar o interesse pelo curso e dizer qual foi, na sua opinião, o principal fato da cobertura econômica em 2016.
Em seguida, o candidato deve realizar os testes digitais de conhecimentos econômicos (30 questões), inglês (40 questões) e português econômico (30 questões). Após iniciar o teste, o candidato terá 20 minutos para responder cada um dos questionários, não podendo interrompê-los.
No dia 22 de março serão divulgados os nomes dos 75 jovens pré-selecionados para participar da segunda fase, programada para os dias 28 a 30 de março. Nesta segunda fase do processo seletivo os candidatos farão um novo teste de conhecimentos e serão entrevistados por profissionais do Grupo Estado. A lista com os nomes dos 25 aprovados para participarem do curso, será divulgada no dia 02 de abril. E o período do curso será de 10 de abril a 07 de julho.
Clique aqui para se inscrever.
Por Emílio Portugal Coutinho.