O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais (IPFD) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), estão promovendo a 13ª edição do Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e outras Situações de Violência.
Para participar do curso, que é aberto para estudantes universitários de todo o Brasil e será realizado do dia 2 de agosto a 27 de setembro de 2014, os interessados deverão se inscrever até o dia 30 de julho e estar presentes no Encontro de Confraternização e Seleção, que será realizado no dia 2 de agosto (sábado) a partir das 9h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas. (Clique aqui para se inscrever)
Neste encontro, os candidatos assistirão a uma palestra sobre Direito Internacional Humanitário e o trabalho desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), ministrada por Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Nessa mesma ocasião os estudantes realizarão um teste de seleção, onde se avaliará o perfil dos interessados e se identificará quais terão mais chances de ter um melhor aproveitamento do módulo.
Serão selecionados apenas 20 participantes, estudantes universitários de graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo.
Sobre o curso
O Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e outras Situações de Violência reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, o curso apresenta o perfil da ação humanitária do CICV em cerca de 80 países.
Os conferencistas deste ano serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares; o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, André Vianna; o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General Rêgo Barros; e o fotojornalista André Liohn, ganhador de prêmios internacionais com suas reportagens fotográficas sobre conflitos em países como a Líbia e a Somália.
Programação
2 de agosto 9h00
Encontro de confraternização e seleção dos candidatos
Apresentação de Felipe Donoso, chefe da delegação regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
Espaço Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque – São Paulo.
16 de agosto a 27 de setembro
Centro de Imprensa/Redação – Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar – Vila Buarque, São Paulo
Os 20 alunos selecionados participarão, aos sábados, das seguintes entrevistas coletivas:
16 de agosto 9h00
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV
30 de agosto 9h00
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo
13 de setembro 9h00
A relação do Exército com a imprensa em missões de paz
General Rêgo Barros, diretor do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)
14h00
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
André Liohn, fotojornalista
27 de setembro
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Representante do CICV
Mais informações:
OBORÉ – Projetos Especiais em Comunicações e Artes
Tel: (11) 3214-3766
Email: [email protected]
Para saber mais sobre o CICV
www.cicr.org/por
Clique aqui para se inscrever.
Por Emílio Portugal Coutinho, com informações da Oboré e Abraji.