A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abriu uma vaga para jornalista de dados. O contratado trabalhará junto com a equipe do projeto CruzaGrafos, uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados.
Requisitos
Dentre os requisitos necessários estão o de ter experiência com jornalismo de dados; domínio de planilhas eletrônicas; e vontade de aprender. Será um diferencial possuir conhecimento de linguagens de programação; familiaridade com a Lei de Acesso à Informação.
Além disso, também será valorizado o candidato que tenha conhecimento sobre a organização do poder público e mecanismos de controle nos diferentes poderes e níveis federativos; gestão e redação de newsletters; ter participado em hackathons e/ou eventos relacionados a técnicas de análises de dados, como seminários e workshops.
Responsabilidades
O jornalista contratado criará relatórios sobre investigações jornalísticas atuais no noticiário baseadas em dados e evidências; e redigirá textos descritivos e tutoriais sobre investigações jornalísticas baseadas em dados e evidências.
Também ficará responsável por realizar análises exploratória de dados em diversas bases de dados de interesse público; colaborar em cursos e na criação coletiva de projetos de análises, programação e visualização de dados; realizar checagens de cruzamentos de bases de dados.
Como se candidatar?
A vaga é temporária, tendo quatro meses de duração, podendo ser renovada. A jornada de trabalho será de meio período (20 horas semanais), podendo ser realizada de forma remota. Os jornalistas interessados terão até o dia 5 de fevereiro de 2023 se candidatar, preenchendo uma ficha que pode ser acessada clicando aqui.