InícioEventosEvento reúne jornalistas de diversos veículos nacionais e internacionais

Evento reúne jornalistas de diversos veículos nacionais e internacionais

A revista IMPRENSA está promovendo um encontro entre profissionais de diferentes veículos e países para uma troca de experiências. Aberto para estudantes, professores e comunicadores, o mídia.JOR pretende discutir o jornalismo contemporâneo e a convergência do fazer jornalístico na abordagem de editorias e de plataformas.

O evento terá os seguintes modelos de participação e apresentação:

Grandes entrevistas: Notáveis nomes internacionais do jornalismo global apresentam ao vivo as suas ideias e experiências.

Diálogos: Painéis, com a participação de jornalistas brasileiros e estrangeiros, que se configuram como uma troca de experiências e impressões sobre o estado da arte da imprensa e o futuro da profissão e do jornalismo diante das novas tecnologias e dos desafios geopolíticos.

Convidados

Dentre os profissionais e pensadores do jornalismo que estarão presentes destacam-se: Ascânio Seleme (Diretor de redação de O Globo), Bruno Torturra (Fundador do Mídia Ninja), Fábio Pannunzio (Repórter, apresentador e editor da Rede Bandeirantes de Televisão), Guilherme Ribenboim (Diretor-geral do Twitter no Brasil), Hélio Gomes (Diretor de conteúdo do Terra), Joana Calmon (Correspondente da Globo News em Paris), Juan Arias (Correspondente do El País no Brasil), Luiz Antônio Prósperi (Editor Geral de Esportes do Estadão), Marcelo Gomes (Editor chefe ESPN), Mauro Beting (Comentarista da Rádio Bandeirantes),  Pierre Ausseill (Diretor da Agence France-Presse), Rita Lisauskas (Apresentadora Terra TV), Ricardo Feltrin (Colunista e Apresentador no UOL), Roberto Cabrini (Editor-chefe e presentador do programa Conexão Repórter, do SBT) e Rosana Jatobá (Apresentadora na Rádio Globo e no NatGeo – FOX).

Midia jor

O programa

Primeiro dia – 07/10

09h00
-Conferência de Abertura

Os desafios da mídia nacional em ano de Copa do Mundo e eleições presidenciais

Ascânio Seleme, diretor de redação de O Globo, discutirá os bastidores do planejamento de um grande jornal em um ano (2014) tão rico de cobertura, desde a estruturação da equipe até a atuação nas mídias sociais, sem descartar o valor do impresso.

Convidado: Ascânio Seleme (O Globo)
Moderador: Augusto Nunes (Veja.com)

11h00 – Painel Diálogos I

Mercado de trabalho: novas oportunidades para atuação dos jornalistas

Em tempos que o mercado de trabalho passa por mudanças profundas, este painel visa debater com profissionais da área de Comunicação quais os caminhos para o jornalista que está iniciando sua carreira. O que o mercado espera dele? Quais as atribuições necessárias? Como cada um dos profissionais se adaptou às mudanças? Ser monomídia é possível?

Convidados: Marcos Cripa (jornalista / PUC-SP) / Rita Lisauskas (TerraTV) / Rosana Jatobá (Rádio Globo / NatGeo)

14h00 – Painel Diálogos II

Os desafios da cobertura de conflitos: valor da notícia x liberdade de imprensa

Na onda de protestos pelo Brasil de junho de 2013, profissionais de imprensa, quando percebidos pela massa de manifestantes, foram hostilizados. Esse fenômeno de agressividade contra os jornalistas e veículos contém acusações represadas, ainda que se dê por certo o voto de confiança da maioria, que reconhece no jornalista a oportunidade de ver noticiadas suas mensagens e se ver na telinha. Este painel traz à tona a discussão sobre a liberdade de informar e a disparidade da cobertura entre os grandes meios e as redes sociais.

Convidados: Bruno Torturra (Mídia Ninja) / Fábio Pannunzio (Rede Bandeirantes de Televisão) / Fabio Rocha Braga (Folha de S.Paulo)
Moderador: Théo Rochefort (ABERT)

16h00 – Grandes entrevistas

Jornalismo investigativo: os bastidores do esporte

Convidado: Marcelo Gomes (ESPN)
Moderador: Luiz Antônio Prósperi (Estadão)
______________________________________________________________

Segundo dia – 08/10

09h00 – Painel Diálogos III

Jornalismo digital e Publicidade: os novos caminhos das marcas e criatividade online

Com a ampliação do acesso a internet, por meio de plataformas mobile, tudo vira facilmente uma tela para exibição de vídeos e facilita o compartilhamento de informações e conteúdo. Grandes marcas buscam agora o engajamento do público por meio da publicação na web de conteúdo diferenciado, o chamado merchandising inteligente, que aposta no humor para estreitar a comunicação e trazer a empresa para perto dos consumidores. Este painel avalia como o planejamento estratégico, pensado para as redes sociais, pode unir criatividade a conteúdos relevantes, gerando audiência e criando valor para a marca.

Convidados: Derek Oedenkoven (iba) / Hugo Rodrigues (Publicis) / Marcelo Andrade (WMcCann)
Moderador: João Faria (Agência Cidadã)

11h00 – Painel Diálogos IV

Biografia: A dificuldade da produção não autorizada no Brasil

O mercado de biografias tornou-se um dos mais rentáveis da indústria editorial, mas também um dos mais complicados quando se trata de direitos autorais. Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados quer por fim à censura de biografias de figuras públicas no Brasil. O grande desafio no desenvolvimento de biografias não autorizadas é tentar driblar a voracidade dos personagens, ou de seus familiares, no caso dos biografados que já morreram. Este painel debate os bastidores de um trabalho que envolve investigação, dedicação à leitura, garimpagem de dados, aliado ao risco de enfrentar processos judiciais.

Convidados: Regina Echeverria (jornalista e biógrafa) / Rodrigo Rodrigues (ESPN) / André Ribeiro (jornalista e biógrafo).

14h00 – Painel Diálogos V

Cobertura esportiva em ano de Copa do Mundo

As multiplataformas deram mais desafios para os profissionais, incluindo a velocidade com que presta informação. No entanto, para conquistar credibilidade o veículo precisa estar presente nos eventos e ter foco na cobertura. Este painel debate a necessidade do jornalista se reinventar quanto às possibilidades de cobertura esportiva e conseguir ser relevante em diferentes mídias para conquistar seu público.

Convidados: Hélio Gomes (Terra) / Mauro Beting (Rádio Bandeirantes) / Victorino Chermont (FOX Sports)

16h00 – Grandes entrevistas

Visão de Correspondente Brasileiro no Exterior: por trás das câmeras

Convidado: Joana Calmon (Correspondente em Paris da Globo News)
Moderador: Moisés Rabinovici (Diário do Comércio)
______________________________________________________________

Terceiro dia – 09/10

09h00 – Painel Diálogos VI

Correspondentes estrangeiros no Brasil: pautas e dificuldades de adaptação e apuração

Olhar criticamente o país e cultura de que se faz parte é um exercício universal. Observar criticamente a mídia e a imprensa de seu próprio país também. No entanto, somente um olhar externo, estrangeiro, pode revelar parte do que somos e do que fazemos. Este painel reúne correspondentes estrangeiros para debater a mudança da imagem do Brasil no exterior, as dificuldades de comunicação e o choque cultural, entre outros assuntos que permeiam a rotina destes profissionais.

Convidados: Juan Arias (El País) / Pierre Ausseill (Agence France-Presse – AFP) / Todd Benson (Agência Reuters)

 11h00 – Painel Diálogos VII

Mídias sociais como negócio: como gerar receita por meio dos novos players

As redes sociais têm influenciado as novas gerações na maneira como se relacionam com outras pessoas, marcas e instituições. Dados de uma pesquisa realizada pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week com as 100 empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que os empreendimentos que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas finais mais recheadas. Este painel discute como tornar as mídias sociais parte da estratégia corporativa, (re)posicionar os negócios/empresa de forma competitiva e identificar oportunidades, ampliando e otimizando a sua comunicação.

Convidados: Abel Reis (Agência Click Isobar) / Rogério Gonçalves (Burson-Marsteller)/ Guilherme Ribenboim (Twitter)
Moderador: Clayton Melo (Grupo IB)

14h00 – Painel Diálogos VII

Jornalismo investigativo: ferramentas e conflitos éticos na apuração

O jornalismo investigativo é essencial para a construção de uma sociedade mais aberta e transparente e está ligado não só aos grandes temas de atos de corrupção, mas também no desenrolar de escândalos financeiros e nos atos de violência contra grupos minoritários ou vulneráveis. Este painel debate os limites éticos da investigação jornalística e as medidas de proteção adotadas em áreas de perigo para os repórteres.

Convidados: Roberto Cabrini (SBT) / Rubens Valente (Folha de S.Paulo) / Sergio Lirio (Carta Capital)

16h00 – Grandes Entrevistas

A charge como instrumento de humor e informação

Convidado: Maurício Ricardo (chargista)
Moderador: Ricardo Feltrin (colunista e apresentador no UOL)

Midia-Jor

Como participar

Os que desejarem podem optar por participar dos três dias inteiros do evento, escolher um dia ou um período. O custo da inscrição muda de acordo com a opção feita. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Realização: Portal e revista IMPRENSA
Apoio: Aliança Francesa, ANER, ANJ, ABERT e FENAJ
Data: 07,08 e 09 de outubro de 2013
Local: Teatro Aliança Francesa – acessibilidade universal
End.: Rua General Jardim, 182 – Centro – São Paulo/SP
Próximo à estação de metrô República (400 m).

Por Emílio Portugal Coutinho, com informações do Portal Imprensa.

- Advertisement -
Emílio Coutinho
Emílio Coutinho
O jornalista, professor universitário e escritor Emílio Coutinho criou a Casa dos Focas em 2012 com o objetivo de oferecer um espaço para o ensino, a reflexão, o debate e divulgação de temas ligados ao jornalismo e à comunicação em geral.
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
92SeguidoresSeguir
2,595SeguidoresSeguir
117InscritosInscrever
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui