O ‘Atlas da Notícia‘, censo que mapeia o jornalismo local no Brasil, foi lançado em sua sexta edição. O projeto identifica os veículos jornalísticos em atividade no Brasil, bem como os chamados “desertos de notícia”, localidades sem fontes de notícia local.
O estudo identificou 14.065 veículos jornalísticos em atividade no país, um aumento de 2,4% em relação à edição anterior, publicada em 2022.
Futuro do jornalismo local no Brasil
Segundo o estudo, os meios online são cada vez mais relevantes no cenário do jornalismo brasileiro. Os dados mostram que 5.245 veículos jornalísticos estão online, o que corresponde a 36% do total. Desses, 1.671 são blogs ou meios de comunicação que usam redes sociais como sua principal plataforma de distribuição de conteúdo.
O futuro do jornalismo local no Brasil é incerto. Por um lado, o setor está crescendo, com o surgimento de novos veículos online. Por outro lado, ainda há muitos municípios que não contam com nenhum veículo de comunicação jornalístico, prejudicando o acesso à informação e o exercício da cidadania.
Desertos de notícia prevalece no Nordeste
O ‘Atlas da Notícia’ também identificou que 2.712 municípios permanecem desertos de notícias no Brasil. Neles vivem 26,7 milhões de habitantes. Outros 32,1 milhões de pessoas vivem em 1.635 municípios que têm somente um ou dois veículos de comunicação jornalística, considerados no censo como quase desertos.
Proporcionalmente ao número de cidades, o Nordeste é a região com maior número de desertos — 56,4% dos municípios estão nessa condição. Por um lado, o setor está crescendo, com o surgimento de novos veículos online. Por outro lado, ainda há muitos municípios que não contam com nenhum veículo de comunicação jornalístico.
Sobre o ‘Atlas da Notícia’
O ‘Atlas da Notícia’ é um relevante projeto para o jornalismo local no Brasil. Ele ajuda a mapear o setor e a identificar as tendências que estão moldando o futuro do jornalismo local. Para acessar todas as informações do mapa, clique aqui.