No meio da comunicação, sobretudo no jornalismo, é comum que diversos profissionais se aventurem a escrever sobre várias modalidades em canais pela web. Para quem está apenas começando a trilhar no meio (o foca, para muitos), a melhor forma de mostrar serviço é escrevendo para portais de notícias adeptos ao jornalismo colaborativo.
No mundo dos esportes, o que mais encontramos são sites especializados em determinados esportes como futebol (o carro chefe de muitos), corrida, lutas, esportes radicais, olímpicos e por aí afora.
Separei uma lista de portais de esportes que você precisa conhecer, e por que não, começar a escrever e tornar seu trabalho visto pelo mercado.
1 – Torcedores.com (http://torcedores.com/)
Esta ideia de jornalismo colaborativo surgiu com a plataforma fundada no final de 2013 pelo empresário e locutor esportivo norte-americano Derek Hall e pelo brasileiro Sergio Sacchi. Em pouco tempo, muitos começaram a aderir aos conteúdos publicados pelo site. O que ajudou e continua auxiliando para a expansão da marca Torcedores.com.
Recentemente, o portal de notícias do meio esportivo atingiu a marca de 100 mil matérias publicadas em apenas três anos. Através do trabalho colaborativo de seus membros, o site passou a fazer parte do convívio de milhares de pessoas fascinadas pelas mais diversas modalidades abordadas em seu noticiário.
2 – Doentes por Futebol (http://doentesporfutebol.com.br/)
Projeto que teve origens no Orkut e posteriormente, migrado para o Facebook em agosto de 2012, o site foi criado por Felippe Garcia e sua equipe de diretores e colaboradores. O DPF é independente e debate sobre o esporte bretão mundial com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais.
Além disso, o portal busca sempre se comunicar com o público através de análises criteriosas acrescentadas com bom humor. Ao todo, conta com mais de 60 colaboradores que auxiliam na produção de conteúdo para o canal.
Outro fator a ser ressaltado é que em 2016, o site foi um dos indicados ao Prêmio Influenciadores Digitais.
3 – Esportudo (http://blog.esportudo.com/)
Fundada em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, em 2015, a startup tem como principal foco disponibilizar a melhor experiência esportiva para todos os torcedores e amantes do esporte, trazendo as mais relevantes e variadas notícias do mundo esportivo com mais de 250 fontes da internet. Os fãs podem seguir seus times e esportes favoritos, assim como receber informações sobre o que mais lhe interessam.
O site Esportudo é visto no mercado como o maior agregador de notícias esportivas do Brasil, tendo mais de 100 mil seguidores nas redes sociais e aproximadamente 1 milhão de leitores. O objetivo do projeto é investir em seus colaboradores, para que seus textos sejam vistos por milhares de pessoas.
4 – Futebol na Veia (http://futebolnaveia.com/)
Criado em abril de 2012, o site é especializado em todo tipo de conteúdo relacionado a futebol, desde notícias do mundo da bola até artigos, eventos e promoções. Possui 26 mil seguidores em sua página no Facebook e costuma aderir colaboradores que, em sua maioria, são estudantes de comunicação e apaixonados pelo esporte.
5 – Última Divisão (http://www.ultimadivisao.com.br/)
Lançado ao ar em 10 de agosto de 2008 por Julio Simões, o Última Divisão foi criado para contar histórias sobre futebol alternativo. Antes, a proposta era ser uma revista digital, mas a ideia acabou se transformando em um blog, mais adequado aos tempos atuais. Além disso, o site valoriza as boas histórias de futebol, especialmente aquelas que não são contadas pela grande mídia.
Após cinco anos e mais de 200 textos depois, o Última Divisão passou por uma reformulação, colocando o site em um formato de portal. Tem como princípios contar histórias e descobrir personagens, assim como descreve o lema do projeto.
6 – Plano Tático Futebol Alternativo (http://planotatico.com/)
Considerado um portal interativo, o Plano Tático nasceu em 14 de julho de 2010 e é focado em matérias e pesquisas alternativas e conta com artigos exclusivos escritos por sua equipe de colaboradores. O site busca passar uma informação clara e objetiva, através de curiosidades, histórico dos atletas, informações, vídeos, fotos e muito mais.
Atualmente, o Plano Tático procura por colaboradores ligados ao Jornalismo. Aqueles que cursam outras disciplinas, como História, Relações Internacionais, entre outras, também são bem-vindos.
Por Leandro Massoni
Perfil do Autor
Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Paulista – Unip, Leandro Massoni teve como sua primeira experiência na área um estágio na produção da Revista Eletrônica Domingo Espetacular, da Rede Record. Atualmente, é jornalista e repórter de uma agência de notícias católicas, locutor e apresentador na Rádio Show, rádio comunitária da Rádioficina, e possui um blog intitulado Comunique Esporte, direcionado a estudantes de comunicação que desejam seguir a área esportiva.