Foram abertas as inscrições para o 13º Curso de Jornalismo Econômico, promovido pelo Estadão e pela Agência Estado/Broadcast em parceria com a Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas. No total, serão oferecidas 25 bolsas 100% gratuitas aos candidatos que forem aprovados no processo seletivo.
As atividades deste curso gratuito serão realizadas no formato híbrido, sendo as primeiras quatro semanas a distância e o restante da programação presencial, na sede do Estadão, em São Paulo. Os candidatos aprovados receberão uma ajuda de custo para participar de todas as atividades, que ocorrerão em período integral.
Como se inscrever neste curso gratuito?
Estudantes de jornalismo de universidades de todo o Brasil, que estiverem no último semestre do curso, e jornalistas formados entre os anos de 2020, 2021, 2022 e 2023/1, poderão participar deste programa de treinamento.
Os interessados em participar deste curso gratuito de jornalismo econômico terão até o dia 10 de agosto para se inscrever no processo seletivo. As inscrições deverão ser feitas diretamente no website do curso, que pode ser acessado clicando aqui.
Como será o processo seletivo?
Na primeira etapa do processo seletivo, o candidato preencherá um formulário online com seus dados pessoais, currículo e justificativa de interesse no curso. Além disso, deverá apresentar uma sugestão de pauta sobre um dos pilares do ESG (sigla em inglês para responsabilidade ambiental, social e governança).
Os candidatos aprovados para a segunda fase do processo seletivo participarão de uma dinâmica de grupo ao final da qual precisarão produzir uma reportagem escrita. No total, até 75 candidatos serão chamados para essa segunda etapa, prevista para ocorrer entre os dias 21 e 24 de agosto. A lista final com os aprovados será divulgada no dia 29 de agosto.
Programação do 13º Curso de Jornalismo Econômico
Na parte da manhã, os participantes aprovados cumprirão o currículo de economia ministrado por professores da FGV, tendo aulas teóricas complementares (como Jornalismo de Dados, Política, Português e Inovação em Jornalismo), assistindo palestras especializadas e realizando entrevistas coletivas com executivos e representantes da política nacional.
Já na parte da tarde, as atividades serão nas redações do Grupo Estado. Os jovens jornalistas participarão de um sistema de rodízio para conhecer o trabalho na redação da Agência Estado/Broadcast, do Estadão e da Rádio Eldorado. Ao longo do curso, os participantes produzirão dois projetos jornalísticos.