Os estudantes universitários com graduação em jornalismo e em outras áreas que se interessem pela cobertura sobre os Direitos Humanos têm a oportunidade de participar do Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos.
O curso do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré (Projetos Especiais em Comunicações e Artes), selecionará 20 alunos para participarem de palestras e entrevistas coletivas com especialistas durante os meses de outubro e novembro de 2015.
A lista com os 20 estudantes selecionados será publicada no dia 9 de outubro.
O curso
Promovido pela Conectas em parceria com a Oboré, Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), o curso é um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro e conta com a coordenação pedagógica do jornalista João Paulo Charleaux.
Segundo a organização, o curso alia a prática reflexiva da cobertura jornalística com o conhecimento teórico de temas de direitos humanos, abordando questões como a realidade das prisões brasileiras, a importância das Nações Unidas e da OEA (Organização dos Estados Americanos) para os direitos humanos, como o Estado brasileiro reage a denúncias de violações nestes órgãos, entre outras.
Antes, haverá um encontro de confraternização e seleção a ser realizado no dia 3 de outubro, às 9h, na Matilha Cultural, em São Paulo. Nesta ocasião, os candidatos assistirão uma palestra de Jessica Carvalho Morris, diretora Executiva da Conectas, além de fazer um teste escrito.
O curso contará ainda com a presença de outros especialistas na área, entre eles, o jornalista Manuel Carlos Chaparro, vencedor de quatro Prêmios Esso e um dos responsáveis pelas Novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo.
As aulas
Os encontros ocorrerão sempre aos sábados, até o dia 5 de dezembro, sendo destinados 30 minutos de reunião de pauta entre os alunos e o coordenador pedagógico, uma hora de palestra com os especialistas, seguida de uma hora de entrevista coletiva, e 30 minutos para um balanço sobre a dinâmica do dia, novamente entre o coordenador e os estudantes. Na sequência, os alunos redigirão um texto noticioso sobre o tema do encontro.
Além disso, serão oferecidos atendimentos semanais individuais com jornalistas e professores a fim de prestar orientação textual e jornalística personalizada. Durante as monitorias, será
Programação
Todos as atividades, com exceção do encontro de seleção e da oficina sobre metodologias de estudo (Matilha Cultural – Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo), serão realizados na sede da Conectas, situada na Avenida Paulista, 575 – 19º andar).
Calendário do evento
3/10, 9h às 13h | Encontro de seleção
Qual o papel do jornalista hoje na cobertura de direitos humanos?
Jessica Carvalho Morris, diretora Executiva da Conectas
Local: Matilha Cultural – Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo/SP
17/10 | 9h às 14h
Jornalismo como bem público
Manuel Carlos Chaparro, jornalista (quatro vezes vencedor do Prêmio Esso), professor aposentado e um dos responsáveis pelas Novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo
24/10 | 9h às 14h
Qual o papel do Brasil na ONU e na OEA?
Laura Waisbish, assessora de Política Externa da Conectas
7/11 | 9h às 14h
Raio-x do sistema prisional brasileiro: uma fonte inesgotável de violações e de pautas
Rafael Custódio, coordenador de Justiça da Conectas
14/11 | 9h às 13h
Migrações e refúgio no Brasil
Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Conectas
14/11 | 14h às 17h
Metodologias de estudo
Ausonia Donato, educadora especializada em psicologia da educação
Local: Intercom – Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2050 – São Paulo/SP
28/11 | 9h às 14h
Propriedade intelectual e acesso a medicamentos
Marcela Vieira, coordenadora do GTPI (Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual)
5/12 | 9h às 13h
Encerramento
Inscrição
Os interessados em se inscrever até 30 de setembro para o II Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos podem efetuar seu cadastro clicando aqui.
Por Leandro Massoni
Perfil do Autor
Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Paulista – Unip, Leandro Massoni teve como sua primeira experiência na área um estágio na produção da Revista Eletrônica Domingo Espetacular, da Rede Record. Atualmente, é jornalista e repórter de uma agência de notícias católicas, locutor e apresentador na Rádio Show, rádio comunitária da Rádioficina, e possui um blog intitulado Comunique Esporte, direcionado a estudantes de comunicação que desejam seguir a área esportiva.