Entre os dias 5 de junho a 2 de julho ocorrerá um curso online gratuito intitulado: “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas”. A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab.
O objetivo do curso é “mostrar que qualquer um pode fazer checagem, mas há técnica e é preciso ética nesse processo. São dois ingredientes indispensáveis”, explica a jornalista Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil.
Dentre o conteúdo que será apresentado está: as origens do fact-checking e suas principais plataformas no mundo; técnicas e metodologias por trás da checagem de fatos; princípios éticos dos checadores; os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão na área; e ver, por meio de exercícios práticos, que qualquer um pode (e deve) ser um checador.
Apesar de ter sido pensado para jornalistas, o curso é aberto para qualquer pessoa interessada em aprender a metodologia de checagem de fatos, e não há nenhum tipo de pré-requisito para participar, os participantes precisarão apenas possuir uma conexão de internet estável para acessar os módulos semanais.
O curso é gratuito, mas os participantes que desejarem receber um certificado de conclusão devem: cumprir os requisitos; solicitar o certificado; e pagar uma taxa administrativa de US$ 30 usando um cartão de crédito internacional.
Inscreva-se no curso “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas” clicando aqui.
Por Emílio Portugal Coutinho, com informações do Blog Jornalismo das Américas