Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação (Ascom) são dois termos parecidos que definem atividades distintas, mas costumam causar confusão tanto em leigos quanto em iniciantes na área. Genericamente, qualquer assessor atua administrando a informação entre a empresa/cliente/produto e o seu público. O que distingue as duas atuações, teoricamente, é mais que uma linha tênue, porém, na prática, essa diferença pode mesmo nem existir. Em todo caso, tanto uma assessoria quanto a outra desempenham mais do que o simples papel de cuidar da “imagem” do produto ou cliente.
A Assessoria de Imprensa é composta somente por jornalistas, que têm a função de lidar diretamente com repórteres, além de conhecer as atividades, projetos, propostas e ideais da instituição ou cliente para, assim, elaborar releases e sugerir pautas noticiáveis para a mídia. Deve ainda divulgar eventos, montar clippings, dar orientações sobre como executivos e colaboradores devem se relacionar com a mídia e possuir mailing atualizado. Mas seu principal papel é a divulgação.
Enquanto que a Ascom é constituída por, pelo menos, um profissional de cada área da comunicação, ou seja, jornalista, publicitário, relações públicas e marqueteiro. Por ser mais completa, já se subentende que o trabalho exercido também seja mais aprofundado. Esses profissionais precisam conhecer detalhadamente o produto ou cliente que assessoram e, além das funções da assessoria de imprensa, devem ainda saber quais são os pontos negativos da instituição e tentar apresentar meios para solucioná-los e também criar um ambiente harmônico entre colaboradores, proprietários e executivos.
Os assessores de comunicação precisam ainda ter conhecimento sobre as ações do setor de Recursos Humanos; ter contato direto e constante com todos os veículos midiáticos nos locais que mais têm retorno para a empresa; saber direcionar as informações para os diversos públicos que abrange na comunicação interna e externa e ainda desenvolver campanhas e propagandas para veiculação midiática, respeitando os critérios de cada meio.
Entretanto, não é raro as assessorias de imprensa exercerem o papel da assessoria de comunicação. Com a exigência do mercado de que os profissionais sejam cada vez mais multifacetados, tornou-se corriqueiro ver jornalistas cumprindo (e muito bem) o papel de todos os outros comunicadores em órgãos públicos ou instituições privadas. Desde que os jornalistas contratados estejam cientes e de acordo, não há nada de errado que isso aconteça. Se forem capazes de desempenhar eficazmente o papel de outros profissionais, sendo devidamente remunerados para isso, não há o que questionar.
Todavia, o problema surge quando o jornalista faz mais do que deveria sem receber corretamente por isso e, muitas vezes, nem se dá conta dessa injustiça. Se essa diferença não estiver clara para o profissional ele sai prejudicado e ainda acostuma mal o mercado de trabalho, pois a organização sempre vai preferir pagar menos, mesmo que o serviço prestado seja de qualidade. Enfim, todo jornalista tem de estar ciente das diferenças entre uma assessoria de imprensa e uma de comunicação.
Leia também: Jornalismo Investigativo é redundância?
Por Andreza Galiego
Fontes consultadas: http://www.slideshare.net/genivalelias/trabalho-de-assessoria-de-comunicao
Perfil de Andreza Galiego
Andreza Galiego é estudante de Jornalismo e estagia na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Andradina, cidade onde mora. Aos 20 e poucos anos, terminando a faculdade, ainda vê a profissão como um meio de mudar o mundo, o próprio e o dos outros. Tem mania de discordar e gosta de pessoas estranhas. Estuda todo tipo de assunto que consegue no período em que está acordada, mas na maioria das vezes faz tudo dormindo mesmo. Escreve também no blog Jornalista sem Pauta. Achou incrível o convite para escrever no Casa das Focas e espera contribuir para o “descobrimento do jornalismo”.
Parabéns pelo trabalho! Interessantíssimo o texto!
Obrigado Carol! Ficamos contentes ao saber que estamos lhe agradando.
Obrigada Carol 🙂
Li o mesmo texto no Observatório da imprensa.
Olá, Isabella!
A Andreza escreve para lá também. Normalmente ela publica primeiro aqui no nosso portal. 😉
[Enviei a msg anterior antes de concluir]. Continuando… Achei bem esclarecedor e muito bem escrito.
Que bom que gostou!
[…] trabalha como Assessor de Comunicação Empresaria no segmento Institucional e Assessoria de Imprensa. Idealista, tem no Jornalismo sua […]
Achei um pouco equivocado quando trata de que a assessoria de imprensa é composta somente por jornalistas. A assessoria já venceu o tempo em que sua função era somente de enviar releasers para os veículos, hoje um papel inerente do Assessor é de lidar com a gestão da boa imagem da empresa, que também se dá na inserção de conteúdos na WEB e a elaboração de estratégias de divulgação.
Olá, Rafael!
Realmente a comunicação tem mudado muito, mas desde o seu início a assessoria de imprensa tem contratado jornalistas para cumprir essa função nas mais diversas empresas, talvez pelo fato de terem muitos contatos no meio jornalístico e conhecerem de perto a rotina de uma redação. Mas nada impede que as empresas contratem outros profissionais para exercer a função. Isso caberá de empresa para empresa, de profissional para profissional. Mas a assessoria é um dos mercados que mais tem contratado jornalistas e para muitos é a salvação desses profissionais, que muitas vezes acabam perdendo espaço nas redações enxutas.
Até mais!
Emílio Coutinho
Olá pessoal! Parabéns pelo texto bastante esclarecedor. Coordeno uma equipe de assessoria de comunicação e realmente temos que ter uma equipe com essa amplitude de competências para dar conta da demanda. Continuarei acompanhando as suas postagens. Um grande abraço!
Ah! Acabei esquecendo de dizer que trabalho em Camocim, Ceará, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura. No momento o site está no básico em respeito a lei eleitoral (www.camocim.ce.gov.br).