Você já passou pela época do cursinho, escolheu a profissão que queria seguir, e agora, está no último ano da faculdade. O que parecia ser o início de um final feliz se torna um pesadelo quando você se depara com o último obstáculo para alcançar o tão desejado diploma: o Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como TCC.
O TCC assusta muitos estudantes devido as diversas exigências impostas neste trabalho. As regras da ABNT, as referências bibliográficas, somadas ao tempo que passa e a vida social que fica cada vez mais distante. Tudo isso tende a nos deixar, por vezes, depressivos, estressados ou mesmo desesperados. Essas reações são muito compreensíveis, entretanto não podemos nos entregar ao desânimo.
Acredite: há luz no fim do túnel. Afinal de contas, quantos estudantes já se formaram antes de nós, tendo passado pelas mesmas dificuldades? A questão é não deixar que esses sentimentos ruins, como o desespero e a apreensão, tomem conta das nossas vidas, pois devemos trabalhar pensando em apresentar um TCC nota dez.
Falando assim até parece fácil, não é mesmo? Mas eu tenho consciência dessa dificuldade, pois nesse momento estou passando por isso também. E por este motivo quero dar algumas dicas para os focas (e claro, para estudantes de qualquer curso de graduação) que ainda não escolheram um tema para o seu TCC. Então, lá vão elas:
1 – A primeira regra para se escolher um bom tema de TCC é procurar pensar em algum assunto pelo qual você tenha afinidade. Isso é muito importante, pois o seu TCC irá lhe acompanhar pelo resto do curso e da vida. E caso o tema escolhido não lhe seja atraente, você corre o sério risco de ficar amarrado a um trabalho entediante, o que refletirá de forma ruim na versão final do mesmo.
Um professor me deu o seguinte conselho: – Pense em um tema e responda para você mesmo: “Eu teria a capacidade de trocar uma noite de sábado para ficar em casa estudando sobre esse assunto?”. Parece uma pergunta sem noção, mas é isso que você terá que fazer se quiser realizar um bom TCC.
2 – Outra regra é pensar no tempo que você tem para realizar o seu projeto. É essencial saber se o seu tema pode ser trabalhado durante o período estipulado pela faculdade. Aqui faço uma ressalva: é muito comum escolhermos um tema e querer abordá-lo de todos os ângulos, mas isso torna qualquer tema infinito. Caberá ao seu orientador lhe ajudar a focalizar um ponto específico e tratar somente sobre aquele aspecto.
3 – Mais uma dica: é fundamental escolher um tema que tenha relação com a área que você deseja trabalhar. O TCC não serve apenas para você ganhar um diploma – daí voltamos àquela velha questão de que o seu trabalho é para a vida toda. Seu projeto pode ser o seu cartão de visita, assim como a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Você inclusive pode se especializar naquele assunto e se tornar uma referência.
Um exemplo: Se você quer trabalhar com redes sociais, é muito recomendável que o seu tema de TCC tenha relação com elas (“O jornalismo na era das redes sociais”, ou “Como os jornalistas podem usar as redes sociais para desempenhar melhor o seu trabalho”, ou ainda “Qual o papel do jornalista diante do ‘boom’ das redes sociais”, são alguns temas dentro da área que podem ser desenvolvidos).
4 – O seu tema não deve apenas ser legal para você, mas tem que trazer algo relevante para a sociedade. E para isso, é necessário trazer algo inédito. Não se preocupe em encontrar um tema que nunca foi tratado antes, porque às vezes é muito difícil encontrar. O importante é abordá-lo de uma forma inovadora, mostrando-o de uma outra forma, sob uma nova perspectiva. E é aí que está o segredo de uma boa escolha de tema: trazer uma novidade, um novo ponto de vista.
5 – E finalmente, a última dica: não entre nessa briga sozinho. Você deve ir atrás de referências bibliográficas que lhe ajudem a desenvolver o seu tema. Quanto mais autores você encontrar, melhor. Lembre-se que você ainda é um estudante, portanto não terá propriedade para fazer afirmações de maneira independente, então, trate de usar esses autores. Além disso, ler todas essas referências fará com que você tenha um panorama de até onde foi tratado o seu tema e por onde você pode abordá-lo.
Nunca desista dos seus sonhos! Não permita que um trabalho ou uma dificuldade qualquer lhe façam desanimar. Portanto ao persistirem os sintomas de dúvidas procure o seu orientador ou professor mais próximo. Acredite em você!
Muito obrigado pelas dicas para escolher o tema do meu tcc. Minha orientadora é Caxias, mas com essas dicas ampliou minha visão.
Olá, Amilton! Tudo bem? Que bom que pudemos lhe ajudar. Estaremos por aqui, caso precise de algo. Boa sorte no seu TCC. Até mais! Emílio Coutinho
Olá, Emílio, a minha dúvida é mais especifica. Queria muito fazer um TCC sobre cinema ou literatura, porém não vejo como posso ligar o jornalismo a esses temas.
Olá, Juliana! Tudo bem? Existem inúmeras formas de ligar cinema e literatura ao jornalismo. Você pode tratar de obras específicas que trataram sobre jornalismo, ou mesmo refletir em como o cinema aborda a vida do jornalista, etc. Enfim, existem muitos e muitos temas nessas áreas que podem ser aprofundados. O ideal é você procurar algum professor da sua faculdade, melhor ainda se ele for o seu futuro orientador, para conversar sobre e escolher uma proposta legal. Se precisar de algo estaremos por aqui. Até mais! Emílio Coutinho-Casa dos Focas
Adorei a postagem e o site claro ! Estou no terceiro período e já estou começando a pensar em que tema vou abordar para não ficar desesperada nos últimos segundos e também para que eu possa desenvolver bem o tema haha !
Olá, Milena! Tudo bem? Ficamos felizes em saber que gostou da postagem e do nosso portal. 🙂 Realmente é bom já pensar no tema do seu TCC, o tempo voa e é precioso para quem deseja fazer um bom TCC. Precisando de alguma ajuda é só avisar. Até mais! Emílio Coutinho – Casa dos Focas
Postagem muito boa, me deu uma luz, mas eu queria sobre jornalismo esportivo e não sei como escolher um tema bom, estou muito confuso.
Olá, Gabriel! Tudo bem? Que bom que gostou do conteúdo publicado. É sempre bom receber uma luz, sobretudo em época de TCC. O jornalismo esportivo é uma das áreas mais exploradas, mas acredito que você conseguirá encontrar uma abordagem interessante. Lhe aconselho a fazer uma pesquisa prévia sobre os TCCs de jornalismo esportivo já realizados (dá um ‘google’ aí) para ter uma noção do que já foi tratado e qual a contribuição que você poderia dar para a sociedade com o seu trabalho. Enfim, acredito que essa pesquisa já lhe dará mais uma luz rs, e de luz em luz você terá sua mente iluminada para produzir o seu TCC. 😉 Até mais! Emílio Coutinho
olá Emilio, adorei as dicas. Eu tenho vontade de fazer o meu tcc relacionado a gastronomia. Porém, não sei como posso relacionar isso com jornalismo.
Olá, Érica! Tudo bem? Que bom que gostou. Uma dica que lhe dou é pesquisar o que já foi feito na área do jornalismo sobre gastronomia. Esse é um bom passo para que você encontre uma abordagem interessante e nova sobre jornalismo gastronômico. Também é recomendável conversar com os seus professores sobre essa sua ideia. Precisando de algo é só chamar. 😉 Até mais! Emílio Coutinho
preciso de ajudar no tema do meu tcc, quero fazer algo relacionado a televisão
Olá, Ariane!
Tudo bem? No que podemos lhe ajudar? 🙂
Ótimas dicas Emílio! Não há nada pior do que não ter afinidade com o orientador. Passei por isso e achei melhor mudar o tema do TCC.
A relação que se tem com o orientador é quase a de um casamento (guardadas as devidas proporções que o casamento impõem, obviamente), rs. Mas normalmente são raros os casos de divórcio entre o orientador e o orientando rsrs.
Olá Emilio, tudo bem?
Estou com diversas dúvidas sobre temas. Quero fazer uma revista, porém não sei como escolher um tema, havia pensando em abordar algo relacionado à natureza, mas não sei, estou realmente perdida. Como posso proceder na escolha do tema para minha revista?
Olá, Daniela! Tudo bem? O melhor sempre é conversar com o seu orientador. Mas não te deixarei sem resposta. Descobrir um tema que te agrada já é um bom passo, pois a possibilidade de encontrar pautas interessantes é maior, uma vez que imagino que você acompanhe bastante essa área e talvez até tenha contatos que podem ser utilizados como possíveis fontes para as matérias da revista. Pense também no público-alvo da revista, para que você possa adequar a linguagem e o grau de aprofundamento das matérias. Enfim, acredito que esses são pontos importantes à se pensar antes de conceber sua revista. Espero ter ajudado. Precisando de algo pode contar comigo! Até mais! 😉
Olá, eu também estou nessa de escolher o tema do tcc…acho que o mais difícil não é a escolha do tema, mas a delimitação hehehehehe Enfim, eu particularmente me interesso por entretenimento e games, mas ainda estou quebrando a cabeça sobre como relacionar isso com jornalismo
Olá, Artemisa! Tudo bem? Delimitar o tema realmente é bem complicado, por isso é necessário conversar bastante com o seu orientador, que acompanhará o seu trabalho e lhe alertará quando você estiver escapando, rs. Sobre o seu tema, recomendamos um curso que a Cásper Líbero lançou (https://cursos.casperlibero.edu.br/produto/jornalismo-de-games/) e ainda esse artigo (https://medium.com/revista-subjetiva/https-medium-com-felipepepe-para-que-e-a-quem-serve-o-atual-jornalismo-de-games-brasileiro-a38de5d57557). Acredito que possa te ajudar um pouco. Até mais! Emílio Coutinho
Estou desesperada, preciso concluir meu TCC em 3 meses, não sei por onde começar.
Olá, Juliana!
Tudo bem? Você está sem orientador? Qual o tema do seu TCC?
Até mais!
Emílio Coutinho
Casa dos Focas
Boa Tarde.
Estudo jornalismo e gostaria de fazer uma revista no meu TCC, gostaria da sua opinião e algumas dicas.
Olá, Lilian! Tudo bem? Ótimo! Você já escolheu o segmento da revista?
Não sei mais o que fazer, falam algumas semanas e eu nem sei por onde começar! 🙁
Olá, Brendon!
Tudo bem? Lhe aconselhamos conversar com o seu orientador. A dúvida é normal, mas o papel do orientador é exatamente te ajudar nessa busca.
Até mais!
Emílio Coutinho
faltam cerca de 2 semanas para eu entregar o meu e nãos ei por onde começar