Eliane Brum foi a jornalista mais premiada no ano de 2021. É o que diz o ‘Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira 2021’, levantamento realizado anualmente pelo ‘Portal dos Jornalistas’ e pela newsletter ‘Jornalistas&Cia’.
Após um ano de 2020 fraco em premiações, no qual ao menos quarenta iniciativas suspenderam suas atividades por conta da pandemia de Covid-19, 2021 apresentou uma retomada de praticamente todas as premiações.
Segunda vez em primeiro lugar
Morando em Altamira, no Pará, desde 2017, a jornalista gaúcha foi o destaque do ranking, garantindo pela primeira vez a liderança da Região Norte. O segundo lugar ficou com Katia Brasil, jornalista que atua no Amazonas. A terceira colocação foi para Rafael Soares.
Esta foi a segunda vez que Eliane Brum conquistou a mais alta posição no ranking, desta vez de forma isolada. Isso porque em 2016, ela dividiu o primeiro lugar com a jornalista Natalia Viana, da Agência Pública.
Principais prêmios conquistados por Eliane Brum em 2021
O protagonismo de Eliane Brum é inspirador tanto para estudantes quanto para jornalistas de todo o Brasil. Sua visão humana dos personagens que compõem as histórias que narra e a forma com essas histórias são contadas, são garantias de bons momentos para os leitores de suas reportagens.
Dentre os prêmios mais importantes recebidos por Eliane Brum durante o ano de 2021 se destacam dois: o ‘Maria Moors Cabot’, um dos mais antigos reconhecimentos no campo do jornalismo mundial; e o ‘Vladimir Herzog’ de Livro-Reportagem, com ‘Brasil, construtor de ruínas: Um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro’.