InícioMestres ensinamEscalada: as manchetes de um telejornal

Escalada: as manchetes de um telejornal

Escalada as manchetes de um telejornal

Quando você vai a uma banca comprar um jornal, qual é a primeira coisa que você observa nele? Claro, as manchetes! Nos telejornais o sistema é o mesmo. Na TV, as manchetes não são escritas na tela, mas narradas de forma a atrair a atenção do telespectador. É aquele momento em que os apresentadores aparecem subitamente dizendo frases impactantes sobre os principais assuntos do telejornal. A este fenômeno – as “manchetes” de um telejornal – se dá o nome técnico de Escalada.



Duração da Escalada

O tamanho ou duração de uma Escalada de telejornal varia, em média, entre cinco assuntos. Normalmente é o editor-chefe do telejornal quem escolhe quais os temas que serão destacados no início do jornal dessa forma. A seleção é baseada pela ordem de relevância das notícias, ou seja, as mais importantes e chamativas vão receber uma “manchete”. A Escalada pode ser ao vivo ou gravada, com a participação de um ou dois apresentadores alternadamente.

Estrutura de uma Escalada

Cada telejornal tem sua linha editorial e, portanto, uma maneira própria de selecionar os assuntos e a sequência deles. Normalmente a Escalada inicia-se com assuntos mais fortes e importantes até chegar a temas mais leves como esporte ou vida animal. A narração pode ou não ser coberta por imagens.
Vale lembrar que alguns telejornais, ou programas noticiosos, não usam Escalada. Eles começam com imagens de algum fato ao vivo ou já chamando uma das reportagens daquela edição.



Texto de uma Escalada

O texto é normalmente escrito em caixa alta (letras maiúsculas), para facilitar a leitura pelos apresentadores. Abaixo está o exemplo de uma Escalada real, exibida pelo Jornal Nacional da Rede Globo em 08 de setembro de 2009.

QUATRO MORTOS EM SANTA CATARINA.//

MAIS DE CEM FERIDOS EM TRÊS ESTADOS.//

A REGIÃO SUL SOFRE COM TEMPESTADES E VENTOS DE MAIS DE CEM QUILÔMETROS POR HORA.//

NO SUDESTE O DIA VIRA NOITE NA MAIOR CIDADE DO PAÍS.//

VENDAVAL TAMBÉM ATINGE A ARGENTINA.//

E DEIXA DEZ MORTOS.//

SEGUNDO DIA DE VIOLÊNCIA EM SALVADOR.//

BANDIDOS INCENDEIAM ÔNIBUS E VOLTAM A ATACAR A POLÍCIA.//

A FIFA CRITICA O PROJETO DO MORUMBI PARA A COPA DE 2014 NO BRASIL.//

NA VÉSPERA DO JOGO CONTRA O CHILE, QUEM SÃO OS JOGADORES QUE AINDA NÃO PERDERAM NA SELEÇÃO DE DUNGA.//

NA SÉRIE SOBRE OS NOSSOS QUARENTA ANOS, A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E AS CONQUISTAS DA CIÊNCIA.//

AGORA, NO JORNAL NACIONAL.//

Por Thiago Moraes


Perfil de Thiago Moraes

Thiago Moraes
Repórter e apresentador de telejornais, Thiago Moraes (31) trabalha com jornalismo televisivo desde 1996, quando iniciou na área técnica (atrás das câmeras). Formou-se em jornalismo pelo UNIFAE, em 2005, na cidade natal (São João da Boa Vista-SP). Pós-graduado em Linguagens Midiáticas e pós-graduando em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Thiago Moraes é autor de mais de 3 mil reportagens televisivas e também escreve para o blog TELE BLOG NEWS – Bastidores do jornalismo em TV.

- Advertisement -
- Advertisement -
Siga-nos
17,516FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
92SeguidoresSeguir
2,595SeguidoresSeguir
117InscritosInscrever
Leia também
- Advertisement -
Novidades
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui