A Lupa, agência de notícias especializada em fact-checking, abriu inscrições para a segunda edição do programa de treinamento em checagem de fatos Mirante. O treinamento é totalmente gratuito e será realizado de forma remota.
A proposta da iniciativa é capacitar jornalistas e estudantes de jornalismo (que estejam no último ano da graduação) a monitorar conteúdos falsos e combater a desinformação utilizando ferramentas de fact-checking e técnicas jornalísticas. O programa terá duração de quatro meses, com início em outubro de 2023 e conclusão prevista para janeiro de 2024.
Como será o treinamento?
Durante o programa, os estudantes selecionados aprenderão a utilizar ferramentas de checagem de fatos, Lei de Acesso à Informação, bancos de dados públicos e técnicas jornalísticas de combate à desinformação. Além disso, também serão capacitados com educação midiática e divulgação científica.
Um projeto de combate à desinformação deverá ser elaborado pelos participantes no final do treinamento. Todos que concluírem o curso serão inseridos no banco de talentos da Lupa e poderão ser selecionados para cobrir projetos da agência, incluindo as eleições de 2024.
Como se inscrever?
No total estão sendo oferecidas 30 vagas para pessoas de todo o país. Os interessados em participar deste curso terão até às 18h do dia 16 de setembro para realizar a matrícula gratuitamente.
Para se matricular, os interessados deverão preencher um formulário (que pode ser acessado clicando aqui) tendo que anexar uma carta de apresentação e um portfólio com no mínimo dois trabalhos publicados em qualquer plataforma, seja profissional, universitária ou pessoal.
O processo seletivo será feito através da análise do preenchimento de ficha, de uma prova discursiva online (que será realizada no dia 18 de setembro, entre 10h e 16h) e ainda há possibilidade de entrevista pela diretoria da Lupa. O anúncio dos selecionados ocorrerá no dia 3 de outubro, no site e redes sociais da Lupa.