O tradicional jornal norte-americano ‘The New York Times’ homenageou a jornalista Glória Maria vinte dias após a sua morte. A brasileira foi recordada por ter derrubado as barreiras para mulheres negras na televisão brasileira “em uma época em que as cadeiras de âncora do país eram ocupadas principalmente por homens brancos”.
O legado de Glória Maria
A publicação também destacou o legado de Glória Maria ao longo de suas cinco décadas na televisão, iniciando sua carreira como repórter local no Rio de Janeiro. Mais tarde, tornou-se correspondente e âncora, visitando mais de cem países cobrindo a Guerra das Malvinas, duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas.
“Sua presença onipresente na televisão também foi profundamente simbólica em um país onde os negros são desproporcionalmente afetados pela pobreza, violência e falta de oportunidades, apesar de constituírem a maioria da população”, publicou o periódico ressaltando a sua representatividade dentro do jornalismo brasileiro.
Reconhecida entrevistadora e repórter aventureira
Segundo o periódico, a jornalista era conhecida por sua capacidade de fazer perguntas difíceis com talento, tendo entrevistado inúmeras celebridades como Michael Jackson, Elton John, Nicole Kidman e Madonna. O New York Times sublinha que o que levou Glória Maria ao estrelato foram os segmentos aventureiros.
A repórter trouxe “um novo tipo de reportagem participativa para o Brasil. Ela saltou de bungee jump do ponto mais alto do mundo em Macau, caminhou no Himalaia e fumou maconha antes de andar de montanha-russa enquanto visitava uma comunidade rastafari na Jamaica”.
Breve biografia de Glória Maria
Nascida no Rio de Janeiro, Glória Maria Matta da Silva cursou jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). No ano de 1970 começou a trabalhar como radioescuta na Globo do RJ. No ano seguinte iniciou seu trabalho como repórter em uma época em que jornalistas ainda não apareciam no vídeo.
Trabalhou nos principais telejornais da emissora, sendo a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional. Ao longo de sua carreira de mais de cinquenta anos na emissora, Glória Maria se destacou por suas reportagens de aventura pelo mundo e por entrevistas com grandes personalidades, protagonizando momentos históricos para o telejornalismo brasileiro.