Fundada no ano de 2002, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), foi criada por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas.
A Abraji começou a tomar seu formato definitivo em 7 de dezembro de 2002, durante o seminário “Jornalismo Investigativo: Ética, Técnicas e Perigos”, organizado pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, e dirigido pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves. Ao término do encontro, os participantes decidiram criar no Brasil uma instituição parecida com a IRE (Investigative Reporters & Editors), dos Estados Unidos, ou o Centro de Periodismo de Investigación, de profissionais mexicanos.
Os primeiros passos da Abraji foram dados através de uma troca de e-mails entre um grupo de 45 jornalistas de diversas redações de várias cidades. A iniciativa foi de Marcelo Beraba, à época diretor da sucursal da “Folha de S.Paulo” no Rio de Janeiro.
Logo depois, diante da boa acolhida e da chegada de novos jornalistas, Rosental Calmon Alves ajudou a organizar uma lista automatizada de discussão por e-mail. Os computadores da Universidade do Texas hospedaram essa lista que reuniu os interessados em participar da experiência.
O grupo cresceu, passou a ter um site na web. Até 2010, a Abraji já contava com 2 mil sócios e mais de 4 mil jornalistas treinados em seus cursos, seminários e oficinas. Atualmente a Abraji é mantida pelos próprios jornalistas, não tem fins lucrativos nem preferências políticas ou partidárias.
Atividades da Abraji
Dentre as diversas atividades da Abraji estão a organização de congressos, seminários e oficinas com o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional dos jornalistas interessados no tema “investigação”. Além disso, a Abraji edita livros sobre o assunto, estimulando a trocas de experiências entre profissionais do jornalismo e atuando a favor do direito de acesso a informações públicas.
Jornalismo Investigativo?
“Jornalismo investigativo” é um termo utilizado pela Abraji como sinônimo de jornalismo responsável, informações bem apuradas, com todos os lados ouvidos. Em síntese, reportagens que abordem de maneira extensiva um determinado assunto.