A 13ª Secomt (Semana de Comunicação Toledo) foi iniciada na noite da última terça-feira, 1º de outubro, com o tema “Fazer jornalismo: os desafios da profissão”. Os alunos receberam como primeiro palestrante o repórter Celito Esteves, do SBT- SP. “Ordenhador de pedras: como desenvolver pautas que parecem não render” foi o tema abordado pelo jornalista, que compartilhou com alunos e profissionais da área sua experiência como repórter e os desafios que enfrenta ao produzir pautas aparentemente ruins.
“Pautas ruins me ajudam a crescer”, afirmou Celito. “Quando o assunto é bom, ele rende por si só. Já uma pauta sem graça que se torna uma boa matéria, acaba se tornando um diferencial, uma possibilidade de aprender e crescer como jornalista”, ensina. O repórter ainda contou que prefere fazer matérias mais leves, pois essas ganham mais facilmente o público. Ele acredita que essa é uma das novas tendências do jornalismo na atualidade.
O repórter também falou da importância do trabalho em equipe entre o repórter e o cinegrafista, e especialmente o que essa união de conhecimentos pode contribuir para o trabalho de ambos e a finalização de uma reportagem.
Celito Esteves começou como cinegrafista e somente anos depois se tornou repórter. Já fez parte de coberturas marcantes como: o terremoto no Chile, a gripe suína na Argentina, o uso de drogas na Holanda, a tentativa de golpe de Estado no Equador, o resgate dos mineiros soterrados no deserto do Atacama (Chile), a Copa do Mundo na África, o Mundial de Futebol no Japão e os Jogos Pan-americanos no México.
Programação
O evento também recebeu como palestrante o jornalista e mestre em Tecnologia e Mercado Rafael Sbarai que compartilhou com os alunos seus conhecimentos em jornalismo digital com a palestra: “O atual momento – e os desafios – para o jornalismo digital”.
A Semana de Comunicação Toledo será realizada até sexta-feira (4/10), com início diariamente às 19h30.
Por Fernanda Muniz / Fotos: Aline Ceolin/Unitoledo
Leia também:
– Jornalistas consagrados aconselham estudantes sobre desafios da profissão
– As Perspectivas do Jornalismo Cultural segundo Rinaldo Gama
Perfil de Fernanda Muniz
Fernanda Muniz é estudante de jornalismo do último ano do Centro Universitário Toledo. Atua na área há três anos e já trabalhou em duas assessorias de imprensa, uma pública e outra privada (Secretaria Municipal de Comunicação de Araçatuba e Melhor Notícia Comunicação Estratégica, respectivamente). Já estagiou na TV Toledo da faculdade e atualmente é estagiária da Editora Sanbat, onde escreve para as revistas Arquitetura Brasil e ForYou. Também faz o trabalho de socialmedia na editora.