Após anos de estudo, o Ensino Médio finalmente está completo. Depois de muito tempo, será possível cursar uma faculdade. Agora, os as pessoas se deparam com uma das fases mais difíceis da vida: escolher uma profissão. Medicina, Direito, Engenharia… Entre tantas profissões de grande proporção, por que escolher o Jornalismo?
O trabalho do jornalista é abduzir informações: quanto mais material, melhor. O principal objetivo é manter as pessoas informadas, ou melhor, levar até elas a informação verdadeira. É fato que, atualmente, a imprensa tem seus pontos negativos, pois muitos profissionais se aproveitam das notícias, inserindo informações falsas. Talvez uma das vontades de todo futuro jornalista seja acabar com esse tabu, passando a informação correta, acrescentando apenas críticas e pontos positivos, não mentiras.
Todo futuro jornalista tem a concepção de mudar o mundo algum dia. Não é um objetivo impossível, mas é muito difícil e complexo. Porém, o mais importante é fazer a diferença na vida das pessoas. Acabar mudando a vida de alguém através do trabalho bem feito. Nada nessa vida é mais gostoso do que saber que aquela pessoa tem seus próprios princípios e opiniões por toda a informação que você conseguiu passar a ela. Esse é um dos principais motivos para que nós, estudantes de jornalismo, persistamos nessa carreira: para ir atrás do sonho de, senão mudar o mundo, poder mudar a vida de alguém.
O jornalista não deve ter um limite. Vontade, capacidade e curiosidade são palavras que devem estar frequentemente em seu vocabulário. Todo estudante de jornalismo, assim como eu, quer fazer com que as pessoas conheçam a realidade, e não essa camuflagem exposta em alguns jornais e revistas nos dias de hoje, tornando a maioria das pessoas alienadas.
É preciso amar e defender, com unhas, dentes, qualidade, lealdade e seriedade, que o jornalista tem o papel mais importante quando se fala em informação objetiva e correta. Às vezes, aquela pauta mais simples é que faz toda a diferença. E quando me perguntam ‘Por que jornalismo?’, não existe uma resposta correta, pois sou somente mais uma louca tentando mudar o mundo, ainda que seja o mundo de alguém, de alguma forma.
Por Giovana Nava.
Perfil da Autora
Giovana Nava, estudante do último ano de jornalismo que ainda pensa que pode mudar o mundo. Romântica apaixonada por animais, músicas, séries, filmes e livros.
Olá Giovana! Ano que vem começarei a estudar jornalismo, e o meu motivo é exatamente o que foi resumido em seu texto!
Belas palavras, aliás.
Algumas vezes penso se é tarde demais para começar esse curso, talvez tenha perdido tempo demais sem estudar, mas sempre foi minha paixão esse mundo, do jornalismo, e da palavra escrita.
Quero assim como você, mudar o mundo, de alguma forma.
Abraços!
Olá, Mariana! Que bom que tomou esta decisão. Acredite, nunca é tarde demais para se realizar um sonho. O jornalismo é para quem tem paixão pela verdade e tem muita curiosidade. Não desanime, siga em frente, seja feliz e siga o seu coração. Você pode até não mudar o mundo, mas ao menos terá mudado o seu mundo. Sucesso! Até mais! 😉
Ótimo texto, a cada dia que passa tenho mais certeza de que escolhi a profissão certa. esse ano termino o ensino médio e ano que vem já quero ingressar no curso de jornalismo, abraço!
Olá, Thales!
Tudo bem? Que bom que gostou do texto. Desde já seja bem vindo ao jornalismo e conte conosco para sanar as suas dúvidas. Até mais! 😉
Parabéns pelo texto, tenho certeza que a maioria dos estudantes de jornalismo pensam da mesma maneira. O nosso papel na área da comunicação é ajudar o próximo sempre! bjs 🙂
Só comento porque gostei da parte em que “pensa” que pode mudar o mundo, sendo que podem sim.