No ano de 1994 duas mães acusaram os donos da Escola Infantil Base de terem abusado sexualmente de seus filhos. A imprensa abraçou a leviana versão e, sem ouvir o outro lado, publicou o caso, que teve repercussão nacional. O resultado foi quase imediato: escola depredada e os donos, vítimas de torturas físicas e psicológicas, perderam todo o seu investimento, além de terem seus nomes, endereços e rostos divulgados nacionalmente – tudo isso antes de qualquer prova incriminadora.
As mães acusaram, a imprensa julgou e o público praticou a justiça com as próprias mãos. Alguns meses depois, o caso foi arquivado por falta de provas e os acusados, considerados inocentes. Mas o estrago estava feito.
Contudo, o que aconteceu depois? Onde estariam, e como, os protagonistas? Como lidam com o trauma nunca superado? O que eles fazem da vida, onde trabalham, casaram de novo? Foram devidamente indenizados? Com o objetivo de descobrir as respostas destas e de outras perguntas o jornalista Emílio Coutinho foi atrás de cada um dos envolvidos no Caso da Escola Base.
Após meses de pesquisa, investigação e entrevistas, obteve informações a duras penas, com chás de cadeira e até conversas através de um portão fechado na casa de um dos personagens, no interior de São Paulo.
O resultado é um livro-reportagem de caráter humanitário que resgata memórias que protagonistas, antagonistas e até personagens secundários prefeririam esquecer. Publicado pela Editora Casa Flutuante, “Escola Base: Onde e como estão os protagonistas do maior crime da imprensa brasileira” tem prefácio do jornalista Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal da Record News e editor do Blog no R7. A obra pode ser adquirida através do e-mail: [email protected].
Ficha Técnica
Título: Escola Base: Onde e como estão os protagonistas do maior crime da imprensa brasileira
Autor: Emílio Coutinho
Acabamento: Brochura
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 136
Por Emílio Portugal Coutinho
Onde compra? Não tem link?
Olá, Cláudio!
Tudo bem? Você pode encomendar o seu exemplar através do e-mail [email protected]. 😉
Até mais!
Emílio Coutinho
Casa dos Focas
Sabemos que nossa principal fonte de informação e conhecimento é através da imprensa. Sendo assim, toda e qualquer notícia reflete diretamente sobre os indivíduos na sociedade. Esse fato marcou a imprensa brasileira, e nos faz refletir quanto aos princípios éticos do jornalismo,e o papel da mídia no contexto social. Quero muito ler esse livro. Parabéns!!!
Olá, Fernanda! Tudo bem? Exatamente, isso. Tudo o que é publicado na imprensa tem consequências na sociedade, sejam elas boas ou ruins. O acontecido ainda é uma grande lição para a imprensa em geral. O propósito do livro é contribuir com essa reflexão sobre a ética na imprensa. Aproveite para encomendar o seu exemplar através do email: [email protected]. Até mais! Emílio Coutinho
Parabéns Emílio! O caso Escola Base nos mostra que como comunicadores devemos tomar muito cuidado na forma que divulgamos as notícias, pois nosso objetivo não é divulga- la de forma sensacionalista para chamar a atenção do público (como a imprensa fez nesta época), mas informar as pessoas de maneira ética, para que elas recebam conhecimentos e saibam refletir.
Obs. Em breve vou adquirir o meu livro e quero autografado rs
abraços 🙂
Olá, Cássia! Tudo bem? É um caso que devemos sempre refletir. Infelizmente o que ocorreu naquela época continua se repetindo em nossos dias. Mas não podemos perder as esperanças com o jornalismo, pelo contrário devemos fazer a nossa parte pensando sempre nas consequências de cada notícia publicada. Sobre o seu exemplar, é só fazer o pedido através do e-mail [email protected]. Em abril ocorrerá o lançamento oficial aqui em São Paulo, mas ele já está em pré-venda. Até mais! Emílio Coutinho